Olhão voltou a acolher uma Semana do Bebé

Os mais pequenos (de todos) estiveram em foco em Olhão, entre 26 de maio e 1 de junho, em mais […]

Os mais pequenos (de todos) estiveram em foco em Olhão, entre 26 de maio e 1 de junho, em mais uma edição da Semana do Bebé de Olhão. A 6ª edição teve como mote «Olhem por Mim – Redes de Suporte à Parentalidade» e a sua programação, além da habitual feira do Bebé, contou com um seminário técnico sobre saúde nos primeiros anos de vida.

Esta conferência, que decorreu a 30 de maio no Hotel Real Marina Hotel & Spa, foi um dos pontos altos deste evento. Nele, participaram vários especialistas na área da saúde. «Gostaríamos que os bebés de hoje não precisassem dos nossos cuidados no futuro. É por isso que estamos aqui!», resumiu, neste seminário, o diretor do departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital D. Estefânia Augusto Carreira

O médico, um dos “pais” da iniciativa, referiu que estes encontros «chamam a atenção para a prevenção das perturbações mentais nas crianças». «Daí a importância desta iniciativa em Olhão, a segunda cidade portuguesa a acolher a Semana do Bebé, quando no Brasil já existem 1745 cidades que organizam a Semana do Bebé. É um sinal de como consideramos importante a prevenção em saúde mental», ironizou o especialista.

A aposta, na visão do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve João Moura Reis, deve ser feita na prevenção e na promoção da saúde nas crianças e jovens, que cabe aos cuidados de saúde primários realizarem diariamente e com maior empenho

«Temos de começar cada vez mais cedo com as nossas intervenções junto da população mais jovem para podermos obter resultados a longo prazo», defendeu o dirigente da ARS, que colaborou coma Câmara de Olhão e o ACES Central na promoção deste seminário.

«Sendo uma área de grande importância para a nossa população, renovámos, no passado mês de março, o protocolo de colaboração entre a ARS Algarve e o Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Dona Estefânia, no sentido de garantirmos a manutenção do apoio na área da pedopsiquiatria e salvaguardar toda a experiência adquirida pelos nossos profissionais de saúde nas equipas multidisciplinares para que possam continuar a prevenir e promover a saúde junto das famílias de risco na região», recordou.

Durante o seminário foi ainda referido o contributo das unidades de cuidados na comunidade no reforço das redes comunitárias, a intervenção preventiva em situações de perigo, o papel da educação no trabalho em parceria ou a importância do trabalho em rede na área da reabilitação pediátrica.

Depois da reflexão, vieram os prémios e o convívio. A Feira da 6ª Semana do Bebé, foi lançada no Jardim Pescador Olhanense no final do seminário. E, logo a abri, foram entregues os Mérito e Excelência e Bebé Estrela, com a presença do capitão da equipa do Sporting Clube Olhanense Rui Duarte, padrinho desta Semana do Bebé de Olhão.

«Durante o fim de semana, os bebés e famílias divertiram-se com os desfiles de moda, horas do conto, psicomotricidade infantil, yoga para grávidas e crianças, dramatizações, sessões temáticas, espetáculos de dança, gincana, massagens para bebés, jogos em família, atividades em meio aquático e com cães polícia e muita música, entre diversas outras iniciativas», descreveu a Câmara de Olhão.

Comentários

pub