Tavira quer valorizar potencialidades da náutica

Tavira pretende ser território representativo do projeto “Portugal Náutico”, atraindo novas empresas e mais oportunidades de emprego para o concelho. […]

Tavira pretende ser território representativo do projeto “Portugal Náutico”, atraindo novas empresas e mais oportunidades de emprego para o concelho. A afirmação foi feita por João Pedro Rodrigues, vereador do Urbanismo, Inovação e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Tavira, no passado dia 6 de Maio, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, durante a apresentação do projeto.

Lançado a nível nacional pela Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar e pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, o “Portugal Náutico” tem como objetivo primordial formalizar uma estratégia nacional no que se refere à modalidade náutica.

Pretende-se, com esta iniciativa, adquirir massa crítica que tenha impacto tanto no exterior como no interior, envolvendo os principais parceiros da náutica, conforme esclareceu Rui Azevedo, representante da Oceano XXI, durante o encontro.

O projeto, que de acordo com José Diogo Silva, da AEP, visa reconhecer o mar como um potencial recurso de investimento, prevê dinamizar a atividade económica da náutica de recreio através da promoção do setor, a nível internacional, de forma a captar novos consumidores.

O dirigente evidenciou, ainda, que, no âmbito operacional, o objetivo estratégico do “Portugal Náutico” passa por tornar o país mais atrativo para a modalidade, desenvolvendo e organizando a oferta nesta área, avaliando os potenciais mercados alvo e criando um plano de comunicação para promover e divulgar a atividade, em associação com outros setores como o Turismo e a Gastronomia.

Ainda na sessão de apresentação, Maria da Saúde Inácio, representante da AEP, explicou o papel da Associação no projeto – cofinanciado pelo Compete, no âmbito do QREN – fazendo referência à sua formalização e atuação no mercado e à necessidade de se encontrarem outras formas de trabalho que permitam novos itens alavancadores da economia portuguesa.

Luís Nunes, presidente do Conselho de Administração da EMPET – Parques Empresariais de Tavira EM, presente na abertura do encontro, congratulou-se com a participação da empresa municipal, reforçando que o “Portugal Náutico” terá um papel fundamental na divulgação das potencialidades da náutica na região e no país.

O evento contou com o apoio da Associação Maralgarve e a colaboração da EMPET.

Comentários

pub