Silves acolhe Festival Caminhos do Oriente

O Festival Caminhos do Oriente terá lugar na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica e no Teatro Gregório Mascarenhas, nos […]

O Festival Caminhos do Oriente terá lugar na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica e no Teatro Gregório Mascarenhas, nos dias 31 de maio e 1 de junho.

Vários workshops de artes orientais são a grande atração deste evento. Estes momentos de formação têm início no dia 31 de maio, pelas 14h30, com “Pés na Terra”, um Workshop de Dança Oriental e Percussão Árabe pelo grupo Al Madan, que fará a «apresentação e execução tocada e dançada dos ritmos Saidi e Chiftiteli explorando o folclore e o elemento Terra, centrando-nos encontrando a nossa força exprimindo-a de forma poderosa e corajosa».

Às 16h00 haverá “Elevações da Alma”, mais um Workshop de Dança Oriental e Percussão Árabe por Al Madan, que desta feita dará particular enfase aos ritmos Ayub e Sufi, dando a conhecer as danças de transe do norte de África e também a dança meditativa Sufi.

Aqui, explica a organização, pretende-se «entrar em contracto com a expressão mais íntima da Alma e conhecer a leveza do elemento Ar em toda a sua plasticidade e capacidade de dar vida».

Estes dois workshops decorrerão na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica.

Nessa noite, pelas 21h30, o Teatro Gregório Mascarenhas receberá a “Gala Caminhos do Oriente”, que assinala o 5º aniversário do Grupo Amador de Dança Oriental de Fusão Akhawat Al Raks, bem como o final do curso de Percussão Árabe e Educação Auditiva.

Neste espetáculo, além do grupo Akhawat Al Raks, composto por Isa Aysel, Lívia Zoel, Sati e Vera Varela, estarão presentes o Grupo Al-Madan, composto por Américo Cardoso, Paula Barbosa e Elsa Shams, Escola de Dança Denise de Carvalho, Eduardo Ramos, Mónica Pereira, entre outros.

No dia 1 de junho, o festival recomeçará pelas 14h30, com “Nas Águas Profundas do Ser”, um Workshop de Dança Oriental por Akhawat Al Raks, que terá lugar no Teatro Gregório Mascarenhas.

«Neste workshop irão ser abordados movimentos de natureza ondulatória, tão característicos da Dança Oriental, que permitem que esta se torne numa dança suave, delicada e fluída como o elemento Água», refere a organização.

“Fogo da Alma” é mais um Workshop que terá lugar pelas 16h00, no Teatro Gregório Mascarenhas e que abordará a Fusão Oriental Tribal Cigana, sendo ministrado por Mónica Pereira.

O festival encerrará com o espetáculo “Rei-Poeta”, na Casa da Cultura islâmica e Mediterrânica, pelas 18h00. Música e Dança do Médio Oriente, interpretadas pelo grupo Grupo Al Madan, acompanharão poesia, que retratará a vida do Rei-Poeta Al Mutamid.

Todos os workshops terão a duração de 1h30, podendo ser frequentados por mulheres ou homens com ou sem experiência na Dança Oriental.

Quem desejar participar beneficia de várias modalidades de pagamentos:

* um espetáculo – 7 euros
* dois espetáculos 12 euros

* um Workshop – 12 euros
* dois Workshops – 20 euros
* três Workshops – 26 euros
* quatro Workshops – 30 euros

* quatro Workshops + dois espetáculos (Full Pack) – 40 euros

Os bilhetes estarão à venda no Museu Municipal de Arqueologia de Silves e nas Piscinas Municipais.

O evento é organizado por Akhawat Al Raks – Irmãs de Dança – Sisters of Dance & Soldaterra Associação e conta com o apoio do Município Silves. São parceiros o grupo Al-Madan e a Escola de Dança Oriental Denise de Carvalho.

Comentários

pub