BE alerta para a falta de material para realização de citologias no Algarve

Os deputados do Bloco de Esquerda Helena Pinto e João Semedo questionaram esta quinta-feira o Ministério da Saúde acerca da […]

Os deputados do Bloco de Esquerda Helena Pinto e João Semedo questionaram esta quinta-feira o Ministério da Saúde acerca da falta de material para realização de citologias no Algarve.

Os parlamentares bloquistas questionaram a falta de escovilhões em Portimão e em Lagos e a possível rutura dos stocks de Albufeira e de Vila Real de Santo António, «dado estes encontrarem-se próximo do fim».

Segundo a pergunta endereçada ao Ministério da Saúde, há ainda «o registo da falta deste material, anteriormente, em Faro».

Os deputados do Bloco de Esquerda indagaram o ministro Paulo Macedo sobre se tem conhecimento da situação, qual o motivo para a rutura deste material, necessário à realização de citologias e, por último, «que medidas vão ser tomadas para garantir a disponibilização do material necessário à realização de citologias às unidades de saúde do Algarve».

Vulgarmente designado como Papanicolau, devido ao médico grego que o concebeu Geórgios Papanicolau, este exame permite identificar possíveis alterações no colo do útero, entre as quais se encontram a infeção pelo papiloma vírus humano (HPV). Por norma, este exame é efetuado uma vez por ano.

«É incompreensível que, por falta de escovilhões, as mulheres não possam realizar a citologia quando se dirigem à normal consulta com o médico de família, sendo obrigadas a regressar mais tarde para o fazer. Este é um fator dissuasor da realização deste exame fundamental», sublinha o Bloco de Esquerda, que considera que esta situação é «absolutamente inaceitável» e tem que ser «reparada com toda a urgência».

 

 

Comentários

pub