Workshop na Universidade do Algarve ensina a construir impressora 3D de raiz

Gostaria de aprender a construir uma impressora 3D? Então vai querer participar no primeiro «Workshop de montagem de impressoras 3D […]

Gostaria de aprender a construir uma impressora 3D? Então vai querer participar no primeiro «Workshop de montagem de impressoras 3D no Algarve» (Prusa I3), que irá decorrer a 17 e 18 de maio, na Universidade do Algarve (UAlg).

A formação será dada pelo doutorando da universidade algarvia Aldric Négrier, que recentemente construiu uma impressora destas de raiz naquela instituição e por Mário de Freitas, que trabalha como técnico de mecânica na UAlg.

Segundo a organização, esta oficina de trabalho «surge como um impulso para fornecer formação aos participantes e estimular a adoção desta tecnologia que tem permitido o desenvolvimento de novas experiências cientificas, produtos, serviços, e assim, a criação de novas fontes de riqueza global».

Mais do que ensinar a construir uma máquina destas, no «Prusa I3» é «oferecido um ambiente onde qualquer pessoa, mesmo sem formação na área, pode construir e levar consigo uma impressora 3D totalmente funcional».

Uma impressora 3D é uma máquina capaz de produzir objetos tridimensionais sólidos desenhados em software de modelação 3D. O objeto tridimensional é formado através de um processo aditivo onde a matéria-prima é depositada, camada por camada.

O período de pré-inscrições está aberto até 30 de março. Os custos de inscrição variam entre os 399, para estudantes e os 499 euros, para os restantes participantes. Mais informações sobre este workshop e o método e custo de inscrição podem ser obtidas no site da iniciativa.

 

Sobre os organizadores do «Prusa I3»

Aldric Négrier tem formação em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, grau obtido na Universidade do Algarve. Atualmente trabalha na área de electrónica impressa e tem estado a trabalhar com impressoras 3D e máquinas CNC desde 2013. Durante o Workshop irá desempenhar o papel de orador, instrutor e prestar todo o apoio necessário aos participantes no processo de montagem das suas impressoras 3D.

Mário Freitas tem formação Técnica em Metalomecânica de Produção e Durante o Workshop irá prestar apoio aos participantes no processo de montagem da estrutura mecânica da impressora 3D.

Ana Moreira é estudante de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Pertence à equipa organizadora e durante o Workshop irá estar responsável pelas inscrições, apoio e coordenação.

Comentários

pub