Checo Karel Hnik (Etixx) vence ao sprint 4ª etapa da Volta ao Alentejo

O ciclista checo Karel Hnik (Etixx) venceu ao sprint a 4ª etapa da Volta ao Alentejo, na chegada a Santiago […]

O ciclista checo Karel Hnik (Etixx) venceu ao sprint a 4ª etapa da Volta ao Alentejo, na chegada a Santiago do Cacém.

Carlos Barbero (Euskadi) chegou em 2º lugar e com isso manteve a Camisola Amarela.

Este sábado, a etapa ligou Odemira a Santiago do Cacém, num percurso de quase 160 quilómetros.

Com este triunfo, Hnik estreou-se a ganhar como profissional, ao mesmo tempo que ascendeu ao 3º lugar da classificação geral, com mais 15 segundos que o líder Carlos Barbero.

O espanhol da Euskadi esteve na discussão da vitória em Santiago do Cacém, mas acabou batido por Karel Knik, após discussão vigorosa junto à meta. Eduard Prades (OFM/Quinta da Lixa) foi 3º na etapa e manteve-se em 2º da geral, mas agora a 8 segundos do líder.

A Volta ao Alentejo já não é uma novidade para Karel Hnik. No ano passado, terminou em 21º lugar à geral, tendo sido o nono melhor jovem da competição. Se na primeira etapa da Alentejana de 2013 o checo conseguiu um segundo lugar na subida ao Marvão, este ano viu sorrir-lhe a meta de Santiago do Cacém.

“Foi muito difícil, porque os últimos 500 metros eram muito íngremes. A minha equipa colocou-me bem, mas foi muito intenso”, explicou o jovem de 22 anos satisfeito com a prestação.

Por outro lado, Carlos Barbero mostrava-se desapontado com o resultado do dia: “Estou com amargo de boca por não ter conseguido ganhar e dedicar a vitória à minha equipa pelo grande trabalho que tem feito. Controlei a etapa com os meus colegas, na chegada coloquei-me bem, mas não consegui superar o adversário [Karel Hnik]”.

 

Fuga à beira-mar

Quem sabe se inspirados pelo Oceano Atlântico, a brisa de Zambujeira do Mar lançou nove homens numa fuga que duraria até às portas de Santiago do Cacém. Os aventureiros do dia foram: António Carvalho (LA Alumínios-Antarte), Jóni Brandão (Efapel-Glassdrive), Rui Vinhas (Louletano-Dunas Douradas), Renato Avelar (Liberty Seguros-Feira), Radovan Dolezel (ETIXX), Robin Carpenter (USA Cycling), Tom Soladay (Team Optum), Havard Blikra (TEAM Oster HUS-Ridley) e Piotr Kirpsza (BDC MARCPOL).

Ao quilómetro 120, o Campeão Nacional Jóni Brandão “fogiu” ao grupo e pouco depois juntou-se Havard Blikra. Aos pouco os restantes elementos vão “caindo” para o pelotão.

Na Meta Volante de Santiago do Cacém, a cerca de 35km da chegada, os dois homens seguiam isolados na frente e assim passariam também na Meta Volante de Vila Nova de Sto. André, sendo sempre o português da formação Efapel/Glassdrive a acumular a bonificação máxima.

O trabalho do duo estava feito, os pontos estavam acumulados e a menos seis quilómetros o pelotão começou a rolar compacto.

 

Donos por mais um dia

Na luta pelas Camisolas ninguém permitiu mudanças. Carlos Barbero (Euskadi) vestiu pelo terceiro dia consecutivo a Camisola Amarela Liberty Seguros, símbolo da liderança, e também não deixou escapar a Camisola Verde Crédito Agrícola da classificação por pontos.

Com apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria a coincidir com a meta, a Camisola Castanha Delta Cafés continuou na posse de Byron Guama (Team Ecuador). O líder da juventude, a Camisola Branca RTP, continuou a ser de Tanner Put (USA Cycling).
Amanhã, de Alcácer do Sal a Évora

Corre-se este domingo, 30 de março, o derradeiro dia de competição alentejana que começa em Alcácer do Sal junto ao tribunal. Quando a partida for dada às 11h15 faltarão 173 quilómetros para se conhecer o vencedor da 32ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros.

As metas volantes de Vendas Novas, Pavia e Arraiolos e o prémio de montanha de 4ª categoria, às portas de Montemor-o-Novo, são pontos “quentes” de uma jornada que terminará em festa na Praça do Giraldo, coração da cidade de Évora, que não recebia a visita da “Alentejana” desde 2010.

 

Em atualização

 

 

Comentários

pub