Algarve foi a região portuguesa com mais proveitos no Turismo em 2013

O Algarve foi a região do país com mais proveitos globais no setor turístico em 2013, com uma faturação de […]

O Algarve foi a região do país com mais proveitos globais no setor turístico em 2013, com uma faturação de cerca de 609 milhões de euros. Os dados do último trimestre de 2013 vieram confirmar a tendência de subida do Turismo, na região e a melhoria do desempenho nos principais indicadores, segundo o boletim «Algarve Conjuntura Turística» de março da Região de Turismo do Algarve (RTA).

Com os dados do último trimestre de 2013 disponíveis, foi possível fazer a análise anual e compará-la com o ano de 2012. E o indicador que mais se destaca é o dos proveitos globais, que crescem por 4 cento em relação ao ano anterior. Numa perspetiva nacional, os ganhos do Algarve representaram 31,1 por cento do total.

Estes valores assentaram em crescimento homólogo generalizado. Desde logo, no número total de hóspedes, que aumentaram 3,6 por cento (%), para cerca de 3,15 milhões ao longo de todo o ano, graças aos turistas vindos de fora.

A maioria dos hóspedes registados foram estrangeiros (2,22 milhões), conquistando uma quota de 70% do total. No que toca a hóspedes portugueses, houve uma diminuição de 2,3% em relação a 2012, para cerca de 0,93 milhões. Por nacionalidades, aumentaram os turistas vindos do Reino Unido e Alemanha, mas também de Espanha, invertendo, neste último caso, a tendência negativa verificada em 2012.

Também ao nível de dormidas houve um aumento, neste caso de 3,5 por cento. No total, registaram-se 14,82 milhões de dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros, Aldeamentos e Apartamentos Turísticos do Algarve, a larga maioria das quais de estrangeiros (11,4 milhões). Neste indicador, o mercado português está, igualmente, em queda. Ainda assim, o Algarve manteve em 2013 a liderança nacional no que respeita ao número de dormidas de estrangeiros (38,8 %) e de portugueses (27,8 %).

Em 2013, a taxa de ocupação média global subiu em 3,8, por cento, atingindo uma média anual de 44,6 pontos percentuais, «tendo-se superado, inclusivamente, os valores registados em 2011», segundo o boletim da RTA. Também as receitas médias diárias por quarto disponível cresceram 6,1%, para um valor médio de 40 euros.

No Golfe, voltou-se a ultrapassar a barreira do milhão de voltas nos diferentes campos do Algarve, um acréscimo de 1,1 % em relação a 2012. O número de 2013, de 1.008.287 voltas, foi, inclusivamente, superior ao verificado em 2011 (1.003.979).

«No que diz respeito à distribuição mensal, verificou-se que se mantém a tendência registada nos anos anteriores, correspondendo a época alta do “Golfe” aos meses de março, abril, maio, setembro, outubro e novembro. Este comportamento da curva da procura do “Golfe”, a partir de março, é inverso ao da curva do “Sol e Mar” o que tem um efeito positivo na redução da sazonalidade da atividade turística do Algarve», conclui a RTA.

Comentários

pub