«Gala Internacional do Acordeão» de Albufeira contará com dois Campeões Mundiais

Acordeonistas de diversos países, entre os quais dois Campeões Mundiais, vão juntar-se em Albufeira, no próximo domingo, para participar na […]

Acordeonistas de diversos países, entre os quais dois Campeões Mundiais, vão juntar-se em Albufeira, no próximo domingo, para participar na «Gala Internacional do Acordeão», que terá lugar no Auditório Municipal de Albufeira, a partir das 21 horas.

Para a 23ª edição do evento, que é de entrada livre, foram convidados «os melhores praticantes deste instrumento, que é um dos mais típicos da região».

A Gala vai contar com atuações dos Campeões Mundiais de Acordeão Pietro Adragna e Maric Petar, respetivamente de Itália e Sérvia. «De França chega-nos Serge Dechanet e os restantes artistas são os portugueses: Fernando Inês, Rodrigo Maurício, Jorge Alves, Hinídio Gonçalves e Francisco Saboia», anunciou a Câmara de Albufeira.

A autarquia salientou que, desde agosto de 2011, Albufeira dispõe de um espaço, no interior do concelho, na aldeia de Paderne, inteiramente dedicado a acordeão. «A Casa do Acordeão dá a conhecer aos inúmeros visitantes que por ali passam a história deste instrumento, tão típico da região algarvia, através de um espólio que já conta com mais de 2000 peças, colecionadas, precisamente, pelo acordeonista Francisco Saboia, mentor do espaço que é único a nível nacional», disse a autarquia.

Apesar de não ser cobrada entrada, o público é convidado a contribuir para a campanha «Um Euro, Uma Causa», cuja receita irá reverter a favor da Associação Humanitária e Solidariedade de Albufeira (AHSA), nomeadamente para aquisição de géneros para o Banco Alimentar.

Comentários

pub