Túnel de acesso à praia do Peneco de Albufeira já está operacional

O túnel pedonal de acesso à praia do Peneco, em Albufeira, já está totalmente operacional, depois de terminadas as obras […]

O túnel pedonal de acesso à praia do Peneco, em Albufeira, já está totalmente operacional, depois de terminadas as obras de saneamento, consolidação e reabilitação, promovidas pela APA-ARH Agência Portuguesa do Ambiente – Administração Regional Hidrográfica do Algarve.

Esta obra de consolidação esteve a cargo da empresa Sotecnisol Engenharia e teve uma natureza preventiva para evitar o desprendimento de pequenos blocos calcários e fragmentos de rocha natural de pequeno volume, que já se vinha a fazer sentir e que obrigou à colocação de uma estrutura provisória para proteção dos transeuntes.

Ao mesmo tempo, e «dada a importância histórica desta estrutura, pretendia-se manter o aspeto de um túnel que foi aberto diretamente na rocha, sem qualquer elemento de sustimento definitivo pretendendo-se, inclusivamente, manter a tonalidade da rocha local que era já uma imagem de marca deste ex-líbris em Albufeira», explica a empresa responsável pelos trabalhos.

A Sotecnisol Engenharia diz ter correspondido «a todas as exigências» e encontrado «soluções para todos os imprevistos que se deparam normalmente numa obra de reabilitação, fruto da sua grande experiência e know-how em obras desta natureza».

A intervenção teve, como principais tarefas, a preparação das superfícies em pedra e outros materiais colocados ao longo dos anos, o desmonte de alguns elementos pouco aderentes, a projeção de betão por via seca com fibras metálicas para uma melhor consolidação e aproveitamento do efeito de arco do túnel e a finalização com acabamento à cor ocre para manter o aspeto e tonalidade original.

A funcionalidade do túnel foi também melhorada, nomeadamente no que concerne à sua limpeza, tendo sido colocada uma fileira de pedra basáltica ao nível do pavimento para prevenir a entrada de águas entre o pavimento e os hasteais do túnel, protegendo essa zona.

Valdemar Lebre, diretor geral da área de Engenharia da Sotecnisol, afirmou a este propósito: «Este tipo de intervenções caracterizam-se pelo seu elevado grau de complexidade, principalmente quando se pretendem efetuar intervenções muito intrusivas, mantendo o nível de serviço das infraestruturas uma vez que, no caso presente, foi necessário manter o túnel em serviço por se tratar do único acesso a esta praia visitada por muitos turistas durante todo o ano, e que constituía um dos requisitos do projeto. Apesar das dificuldades associadas, o desafio foi integralmente superado».

Túnel da Praia do Peneco durante as obras

Acrescentou ainda que «a larga experiência e know-how da Sotecnisol Engenharia permitiu a realização de mais um projeto que contribuirá, neste caso, para a satisfação da população de Albufeira e de todos quantos a visitam».

O túnel que dá acesso à Praia do Peneco garante a ligação entre o centro da cidade de Albufeira e o areal, tendo sido idealizado nos princípios do século XX pelo pintor Samora Barros. Foi construído nos anos 30 do século passado pela Comissão de Iniciativa de Albufeira e inaugurado pelo então ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco, que era um algarvio natural de Loulé e costumava passar férias em Albufeira.

 

 

Comentários

pub