Solidariedade e Inclusão debatidos em Fórum Comunitário de São Brás de Alportel

O tema «Solidariedade e Inclusão» esteve em debate na passada quarta-feira, em São Brás de Alportel, em novo Fórum Comunitário, […]

O tema «Solidariedade e Inclusão» esteve em debate na passada quarta-feira, em São Brás de Alportel, em novo Fórum Comunitário, realizado no âmbito do processo de elaboração da Carta Social do Município.

Este segundo debate com a população, que se segue ao que abordou a temática «Emprego e Empreendedorismo», juntou mais de meia centena de pessoas, integradas nas mais diversas entidades, associações e grupos locais e regionais, «para partilhar opiniões, sugestões e anseios, num contexto particularmente difícil em que, em resultado da crise, proliferam os problemas sociais», segundo a Câmara de São Brás, que promoveu o debate em parceria com a Associação In Loco.

A exclusão social, a pobreza, o desemprego e o envelhecimento da população estiveram entre os assuntos mais abordados. A sessão contou com a apresentação do diagnóstico social do concelho, «que constitui uma parte fundamental da Carta Social».

«Neste momento, é possível conhecer as tendências e os sintomas, que precisam de ser tratados, com um exercício de planeamento estratégico para os próximos anos, nomeadamente de 2014 a 2020, o período de vigência deste documento, indo ao encontro do período de vigência dos novos Quadros Comunitários de Apoio», acrescentou a autarquia.

Segundo as previsões da Câmara de são Brás, a Carta social do Concelho deverá estar finalizada para ser apresentada ao público no próximo mês de junho, quando o concelho celebra os seus 100 anos de história.

«A participação ativa da população constitui um importante contributo para completar a recolha de dados e indicadores que caracterizam o concelho e a sua comunidade, e ampliar a procura de propostas que melhor possam adaptar-se às reais necessidades das pessoas e garantir a construção de um futuro mais solidário e mais inclusivo, que é o grande objetivo», acrescentou a autarquia.

Comentários

pub