CCDRA esclarece sobre oportunidades de financiamento europeu até 2020

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve irá realizar uma sessão de informação «Mais Algarve na Europa» sobre […]

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve irá realizar uma sessão de informação «Mais Algarve na Europa» sobre as oportunidades de financiamento do Programa «Horizonte 2020», no dia 26 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 9h45, no Auditório da CCDR Algarve, em Faro.

Uma sessão onde os responsáveis pelo Programa Operacional do Algarve vão dar a conhecer as principais ações que serão lançadas no Quadro Comunitário de apoio que vigora entre 2014 e 2020, o qual passará«muito pelo apoio às pessoas» e às empresas, «em detrimento da construção de obras», segundo afirmou ao Sul Informação o presidente da CCDR do Algarve David Santos.

O evento, realizado em colaboração com o Gabinete de Promoção de Programa – Quadro (GPPQ) da Fundação para a Ciência e Tecnologia, pretende promover e dinamizar a participação da região do Algarve em Programas Europeus e contará com a presença do Presidente da CCDR Algarve, David Santos, do Coordenador dos NCPs (National Contact Points) do GPPQ, Eduardo Maldonado, do Presidente da Direção do CCMAR/ UALG, Adelino Canário, do Administrador da Necton, Inácio Valle e de outros peritos convidados. Serão, igualmente, apresentadas as oportunidades deste programa para as Pequenas e Médias Empresas.

O «Horizonte 2020» é o novo programa comunitário para a investigação e inovação, sucedendo ao 7º Programa-Quadro de I&DT.
«Centra-se em três grandes prioridades: na Excelência Científica, ou seja, “reforçar e alargar a excelência da base científica da União e consolidar o Espaço Europeu da Investigação”; na Liderança Industrial, que se desdobra no apoio à Investigação&Inovação em tecnologias facilitadoras essenciais, no acesso ao financiamento de risco e na inovação em PMEs; e nos Desafios Societais, que corporizam problemas a resolver na sociedade em que é necessário desenvolver investigação & inovação focalizada, como por exemplo: saúde, alterações demográficas e bem-estar; segurança alimentar; agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia; energia segura, não poluente e eficiente; transportes inteligentes, ecológicos e integrados; ação climática, eficiência na utilização dos recursos e matérias-primas; e sociedades inclusivas, inovadoras e seguras», revela a CCDRA.

A sessão irá ser focalizada nos dois últimos Pilares do programa, ou seja, na Liderança Industrial e nos Desafios Societais. Mais informações podem ser obtidas no site da CCDRA.

Comentários

pub