Carnaval de Loulé de 2014 aposta ainda mais na sátira política e social

Muita sátira política e social, ainda mais do que é habitual, com principal destaque para os principais dirigentes políticos e […]

Muita sátira política e social, ainda mais do que é habitual, com principal destaque para os principais dirigentes políticos e para os virtuosos da “bola”, vão marcar a edição de 2014 do Carnaval de Loulé, o mais antigo corso do país, que sai à rua nos dias 1, 2 e 4 de março.

A edição este ano da muito aguardada festa louletana foi apresentada esta sexta-feira na sede do Atlético Sporting Clube, antiga coletividade da cidade de Loulé que há 40 anos, nas vésperas da Revolução de Abril, foi a entidade organizadora do Carnaval de Loulé.

O evento terá um caráter solidário, com metade das receitas a reverter para o Fundo de Emergência Social, que visa apoiar as famílias com maiores dificuldades do Concelho e a outra metade para as doze associações e coletividades participantes no corso. O preço dos bilhetes é de 2 euros e está prevista a presença de cem mil pessoas, nos três dias.

«O Carnaval de Loulé, desde as suas origens, sempre foi uma festa muito vivida pela população louletana. Desde o seu princípio que se organizou sob o signo da solidariedade, as receitas arrecadadas destinavam-se à ajuda aos mais pobres, à população mais fragilizada, e nos últimos anos tem-se retomado, de certa maneira, essa tradição», sublinhou o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo, na apresentação do Carnaval de Loulé de 2014.

O tema da edição deste ano do evento é «Único e Irrevogável». A animação, cor e alegria estão sempre garantidas e os 15 carros alegóricos que vão desfilar pela Avenida José da Costa Mealha, no sábado e no domingo e na terça-feira de Carnaval, vão dar uma grande ajuda.

Nestes, as personalidades políticas vão estar em foco, com natural destaque para Paulo Portas, cuja decisão «irrevogável» de sair do Governo, da qual se arrependeu poucos dias depois, inspirou o tema desta edição. Mas também estará representado o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho e o líder do principal partido da oposição José António Seguro, bem como a Chanceler alemã Angela Merkel.

Também o mundo do futebol irá estar em foco. O malogrado “Rei” Eusébio e o melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo vão ser duas das personalidades representadas, bem como a Seleção Nacional de Futebol, que também merece destaque, em ano de Mundial.

No ano em que se assinala o 40º aniversário do 25 de Abril, o Carnaval relembra a Revolução dos Cravos, até porque a Autarquia de Loulé promove, ao longo de 2014, um programa variado de atividades para celebrar esta data. No corso louletano, esta temática estará em destaque em jeito de sátira. Algumas das figuras políticas que marcaram as quatro décadas de democracia como Mário Soares, Cavaco Silva ou António Guterres estarão representadas no carro alegórico «Os 40 anos de Abril: São sempre os mesmos».

Em jeito de homenagem póstuma, o corso vai ainda contar este ano com um carro dedicado a um dos maiores foliões de sempre do Carnaval de Loulé, que teve um importante papel na animação do desfile ao longo dos anos. Poucos meses após a sua morte, a organização do corso louletano relembra o Comandante “Favas” num carro/barco tripulado pela TUALE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé e com a animação contagiante dos seus elementos.

Grupos de animação em representação das associações do Concelho, grupos de samba, cabeçudos e gigantones e as esculturais bailarinas brasileiras com samba no pé são outros dos atrativos do Carnaval de Loulé 2014.

Vítor Aleixo revelou ainda que houve uma redução do orçamento da festa «em 10 a 15 por cento», em relação a 2013 «mas sem nenhuma quebra de qualidade e com o maior envolvimento da população». Ao mesmo tempo, destacou o trabalho dos artistas mais envolvidos no Carnaval, nomeadamente Luís Furtado, Palhó e Elsío Menau e de todos os funcionários municipais diretamente ligados a esta organização.

O presidente da Região de Turismo do Algarve Desidério Silva também marcou presença na apresentação do evento e considerou que o Carnaval de Loulé «é claramente um cartaz turístico da região e que decorre numa época em que mais precisamos de turistas», sendo «capaz de potenciar mais dormidas e mais receitas».

Razão que leva a RTA a apoiar o evento ao nível da divulgação no exterior, sobretudo em Espanha, nas regiões da Galiza, Andaluzia e Extremadura, para além dos outdoors no contexto da região.

Em 2014, estão previstas algumas novidades técnicas, nomeadamente ao nível da harmonização do som ambiente do corso.

 

Programa do Carnaval de Loulé não se resume ao desfile

A par do corso, a Autarquia, enquanto entidade organizadora do Carnaval de Loulé, realiza um Programa de Animação do Carnaval.

Na sexta-feira, 28 de fevereiro, vai ter lugar na Praça da República o Carnaval Infantil, com a participação de mais de 2 mil alunos das escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Concelho. Este ano a Autarquia tomou a opção de retomar a realização desta iniciativa para a sexta-feira, o que permitirá que mais crianças possam participar. Por outro lado, a Praça da República será o palco deste corso infantil, com o objetivo de aliar esta a festa das crianças à dinamização do centro da cidade de Loulé.

Destaca-se ainda a realização de uma Festa (sábado, dia 1, às 22h00) e um Baile de Gala (segunda-feira, dia 3, às 21h00), no “Palácio do NERA”, na Zona Industrial de Loulé, bem como uma série de iniciativas de carácter desportivo como a 40ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval.

De referir ainda outros festejos carnavalescos no Concelho que também têm vindo a ganhar projeção, nomeadamente o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira.

Comentários

pub