Universidade participa em reunião internacional sobre Economia do Mar

A Universidade do Algarve esteve representada na reunião do projeto HARVEST Atlantic que decorreu a 15 e 16 de janeiro […]

A Universidade do Algarve esteve representada na reunião do projeto HARVEST Atlantic que decorreu a 15 e 16 de janeiro em Cork, na Irlanda. Este encontro serviu para fazer o balanço deste projeto de potenciação da Economia do Mar financiado pela União Europeia, do qual a universidade algarvia é parceira, bem como conhecer alguns bons exemplos existentes no país anfitrião.

Liderado pela «Mancomunidad Municipios Sostenibles de Cantabria», o HARVEST Atlantic tem como principal objetivo identificar soluções sustentáveis, inovadoras e diversificadas no domínio da economia e dos recursos marítimos, que contribuam para uma melhor situação socioeconómica dos territórios do Atlântico Europeu.

«Esta quarta reunião do projeto, foi coordenada e organizada pela South West Regional Authority e pelo Cork Institute of Technology. O encontro dividiu-se em dois momentos principais. No primeiro discutiram-se as questões relacionadas com a gestão e coordenação do projeto, com especial enfoque para os estudos em desenvolvimento sobre a economia marítima. No segundo momento foram realizadas visitas técnicas com o objetivo de disseminar e partilhar boas práticas da economia marítima nesta região irlandesa», revelou a UAlg, numa nota de imprensa.

Ao nível dos estudos setoriais, os principais objetivos do projeto visam a criação de um documento, coordenado pela South West Regional Authority, com implicações e sugestões ao nível das políticas públicas, colmatando falhas identificadas nas várias regiões do Espaço Atlântico.

«Está-se também a produzir um relatório estatístico, que analisa vários subsetores da economia marítima (nutrição, coordenado pela Universidade do Algarve, reparação e construção naval, pela Universidade da Cantabria, biotecnologia, pelo Cork Institute of Tecnhnology, e energia marítima verde, pela Glasgow Caledonian University). Este relatório apresenta não só uma análise setorial, mas também uma componente transnacional sobre inovação e capital humano», acrescentou a Instituição de Ensino Superior algarvia.

Os representantes da Ualg tiveram ainda a oportunidade de ficar a conhecer a Bord Iascaigh Mhara, organização que presta apoio às empresas da indústria dos produtos alimentares marinhos na fase inicial do seu desenvolvimento e o National Maritime College of Ireland (NMCI), duas infraestruturas públicas irlandesas.

«No NMCI foram realizadas três apresentações: do IMERC (Irish Maritime and Energy Resource Cluster), da Marinha Irlandesa e da empresa CyberColloids Ltd. O IMERC é o cluster marinho da inovação, a Marinha Irlandesa tem colocado um grande enfoque na investigação e no desenvolvimento, através da produção de conhecimento científico, e a empresa CyberColloids é um exemplo inovador na área da nutrição, que utiliza componentes marinhos para produzir substitutos do açúcar e gordura presentes na comida», revelou, ainda, a UAlg.

O projeto HARVEST Atlantic é cofinanciado pelo programa de cooperação Europeia INTERREG Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comentários

pub