Rotários oferecem nova ambulância aos Bombeiros de São Brás de Alportel

Os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel vão receber uma nova ambulância, totalmente equipada, no 18 de janeiro de […]

Os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel vão receber uma nova ambulância, totalmente equipada, no 18 de janeiro de 2014. Uma campanha lançada pelo Rotary Clube Estói Palace International, que envolveu vários outros grupos rotários a nível internacional, permitiu angariar os 60 mil euros necessários para comprar o novo equipamento, cuja necessidade era premente.

«A Câmara Municipal de São Brás Alportel é servida por bombeiros voluntários que trabalham principalmente com equipamentos desactualizados e/ou, em segunda mão», ilustrou a corporação de Bombeiros são-brasense. «Apenas uma das cinco ambulâncias está devidamente equipada para administrar o tratamento necessário durante a transferência de pacientes até ao Hospital», acrescentou.

Uma situação que colocava em causa a capacidade de resposta dos Voluntários de São Brás. «Imaginem o que é ligar para o 112 e pedir uma ambulância, e do outro lado da linha lhe responderem: “Desculpe mas a nossa ambulância está danificada “. Durante o Verão de 2012 houve seca prolongada, propagando-se numerosos incêndios nas terras do Concelho de São Brás de Alportel, infelizmente, a situação mencionada quase que se tornou realidade», contaram.

Apesar dos esforços dos Bombeiros e da população local para arranjar a verba necessária (foram angariados 4 mil euros) e «sem orçamento por parte da Câmara Municipal para novos equipamentos», a ajuda surgiu de um clube de rotários.

O Rotary Clube Estói Palace International «quando o soube dos esforços que estavam a ser feitos pela comunidade local, abordou os Bombeiros Voluntários de São Brás de Aportel sobre a possibilidade de fornecer-lhes uma nova ambulância». «Um plano de financiamento foi assim desenvolvido para aquisição e doação de uma nova ambulância devidamente equipada no valor total de 54 mil e 602 euros».

A verba foi angariada nos meses seguintes, numa primeira fase através de uma festa de beneficência de golfe, «muito bem sucedida», no Monte Rei Golf & Country Club em Vila Nova de Cacela, em agosto de 2013 e, mias tarde, através do esforço conjunto de clubes rotários de diversos distritos dos Estados Unidos da América, através da «preciosa ajuda do Coordenador do Rotary Clube Estói Palace International, Chris Garner».

«No final do verão passado, a concessão correspondente ao valor da ambulância foi aprovada pela sede da Fundação Rotary em Chicago, e o Rotary Clube Estói Palace International foi auxiliado com doações de outros clubes, nomeadamente, do Distrito Rotary Texas e Rotary Brasil, para assim poderem alcançar o objetivo final», descrevem os bombeiros de São Brás de Alportel.

No dia 18, ao meio-dia, a nova ambulância será finalmente entregue, numa cerimónia que irá decorrer no Quartel de Bombeiros de S. Brás de Alportel, seguido de um almoço com a presença de várias autoridades locais e outros convidados.

Comentários

pub