Português Carlos Sousa ganha primeira etapa do Dakar2014

O piloto português Carlos Sousa (Haval) ganhou este domingo a primeira etapa do Dakar2014, em automóveis, que ligou Rosario a […]

O piloto português Carlos Sousa (Haval) ganhou este domingo a primeira etapa do Dakar2014, em automóveis, que ligou Rosario a San Luís, na Argentina, ao concluir a especial cronometrada em 2:20.36 horas, deixando o argentino Orlando Terranova a 11 segundos.

Curiosamente, neste primeiro dia, houve outro português no pódio: Paulo Fiuza, copiloto do argentino Terranova (Mini), que foi 2º.

O espanhol Nani Roma, também num Mini, ficou a 1.15 minutos do primeiro, seguido do buggy SMG do espanhol Carlos Sainz (a 4.03 minutos) e de outro Mini, do favorito à vitória final Stephane Peterhansel. O francês faz um mau arranque do Dakar2014, ficando a 4.21 minutos do líder Carlos Sousa.

Nas motos, o melhor português foi Paulo Gonçalves (5º, em Honda), seguido de Ruben Faria (12º, KTM), Mário Patrão (21º, Suzuki), Hélder Rodrigues (22º, Honda), Pedro Oliveira (49º, Speedbrain), Victor Oliveira (50º, Husqvarna), e Bianchi Prata (52º, Husqvarna).

Paulo Gonçalves ficou a a 2.25 minutos do líder, o espanhol Joan Barreda (Honda), que foi hoje o mais rápido no segmento especial cronometrado de 180 quilómetros, com o tempo de 2:25.31 horas, seguido do seu compatriota Marc Coma (KTM), a 37 segundos, e do francês Cyril Despres, a 1.04 minutos.

 

Declarações:

Paulo Gonçalves: «Esta primeira etapa foi de pequena dimensão mas já exigiu elevado nível de concentração. Consegui estar muito concentrado e num bom nível ao longo de todo o dia, não perdendo muito tempo para os meus principais adversários que partiram nos lugares da frente. Vou continuar ao ataque para me manter em luta pelos lugares do pódio!»

Ruben Faria: «O percurso de hoje era bastante sinuoso e de alguma forma pouco importante em termos de resultado final. Optei por uma toada um pouco mais cautelosa e a a pensar no dia de amanhã. É certo que o Dakar 2014 começou hoje, mas esta especial pouco ou nada faz a diferença em termos de resultado final. O percurso era muito recortado, numa zona de serra, onde os erros poderiam ser prejudiciais a um bom resultado final. Depois da saída optei por acima de tudo acertar o meu ritmo e pensar numa boa posição de saída para o dia de amanhã e penso que foi a melhor opção».

Hélder Rodrigues: «Hoje foi um dia complicado para mim e para o meu objetivo neste Dakar. Foi uma etapa bastante difícil, muito técnica, sinuosa e que exigia ter muito cuidado. Não estou feliz com o resultado, mas esta foi a primeira etapa e ainda temos muitos dias pela frente».

Mário Patrão: «Foi uma boa etapa, a mota comportou-se verdadeiramente à altura deste primeiro desafio e também eu estive regular e atento em acompanhar o pelotão da frente. Chegar ao fim e ver-me envolvido com pilotos de fábrica só me dá força para continuar esta grande aventura. Vou continuar com a máxima cautela, pois o objetivo é chegar ao Chile bem posicionado!»

Bianchi Prata: «Foi um dia difícil, o terreno muito sinuoso e devido à minha posição (nº53) apanhei muito pó! Não quis arriscar nada hoje, pois ainda agora está a começar».

 

Em atualização

Comentários

pub