José Caçorino quer mais passageiros dos cruzeiros no centro de Portimão

O vereador da oposição na Câmara de Portimão José Pedro Caçorino questionou o executivo camarário sobre a estratégia do município […]

O vereador da oposição na Câmara de Portimão José Pedro Caçorino questionou o executivo camarário sobre a estratégia do município para o Porto de Cruzeiros de Portimão, na Reunião de Câmara desta semana. O vereador eleito pela coligação de direita «Servir Portimão» coloca dúvidas sobre as reais mais-valias que o tráfego crescente no Porto traz para a economia local e quer uma autarquia mais proactiva, que trabalhe para que os turistas visitem a cidade.

Numa exposição feita no Período Antes da Ordem do Dia, José Pedro Caçorino questionou o executivo sobre a estratégia que tem para o setor do Turismo, com particular incidência nos planos da autarquia para o terminal de cruzeiros, dado «o potencial que essa infraestrutura pode trazer para a economia local».

«Notícias recentes dão conta do crescimento do Porto de Cruzeiros de Portimão de 8,83 por cento (%) em número de passageiros, passando dos 18.506 em 2012 para os 20.141 passageiros em 2013, e de 16,67% em número de escalas, passando das 36 escalas para as 42, respetivamente», enquadrou.

«Para 2014, as perspetivas mantêm-se em alta, estando já agendadas 37 escalas e uma previsão de mais de 20 mil passageiros. Todavia, as dúvidas trespassam por todos os agentes económicos e por toda a população, relativamente às mais-valias que efetivamente o tecido económico tem beneficiado com este crescimento de turistas que aportam no nosso Porto de Cruzeiros», acrescentou.

Além de questionar o executivo sobre «qual a estrutura que tutela e zela pela dinamização do Turismo» em Portimão e os papeis da empresa municipal Portimão Urbis e da Associação de Turismo de Portimão neste campo, o vereador da oposição quer dados «relativos ao transbordo dos passageiros de cada navio de cruzeiro», nomeadamente, para onde vão e quem os leva, bem como saber o que a autarquia está a fazer para manter os turistas na cidade.

«O Turismo é um sector estratégico prioritário para Portimão. Tem uma importância verdadeiramente estratégica para a economia do Município em virtude da sua capacidade em criar riqueza e emprego. Trata-se de um sector em que temos vantagens competitivas claras como sucede com poucos outros», considerou José Pedro Caçorino.

 

As dez questões de José Pedro Caçorino:

1. Qual a na Câmara Municipal de Portimão e quais os responsáveis pela mesma ?

2. Qual a função da PORTIMÃO URBIS nesta área ?

3. Qual a função da ATP enquanto pessoa colectiva de direito privado nesta área ?

4. Qual a atual composição dos órgãos sociais desta entidade? existe algum membro da ATP remunerado?

5. Há os relatórios de actividade da ATP?

6. Onde estão os dados relativos ao transbordo dos passageiros de cada navio de cruzeiro, nomeadamente, quantos ficam na cidade, quantos seguem em excursões organizadas e para onde seguem estas viagens, quais as empresas que efectuam estes passeios?

7. Que faz a ATP / PORTIMÃO URBIS / Câmara Municipal por trazer os turistas que ficam no cais ao centro da cidade e como promove essas chegadas junto dos comerciantes?

8. De que forma podem os serviços municipais aceder directamente aos responsáveis pela organização dos cruzeiros para oferecer a oferta do município – Museu, Centro Histórico, Comércio Tradicional, restauração, etc.

9. Qual a representação municipal que se encontra a receber os turistas no cais de cruzeiros e de que forma é distribuída informação sobre o concelho, por exemplo os “Guias de Percursos” ou outros Guias de Portimão?

10. O que é feito do “Guia Turístico de Portimão”, amplamente difundido na comunicação social em 2011, mas que nunca chegou a ser distribuído?

Comentários

pub