Centro de Ciência Viva de Tavira assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas

A Câmara Municipal de Tavira, em articulação com o Centro de Ciência Viva, preparou, entre o dia 31 de janeiro […]

A Câmara Municipal de Tavira, em articulação com o Centro de Ciência Viva, preparou, entre o dia 31 de janeiro e 04 de fevereiro, um conjunto de ações de sensibilização destinadas à comunidade escolar, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas (02 de fevereiro).

Assim, no dia 31 de janeiro, às 09h20, decorre, na Biblioteca da Escola D. Paio Peres Correia, a ação “Zonas húmidas – é necessário proteger!” destinada a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

No dia 3 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolhe a iniciativa “Parque Natural da Ria Formosa: uma zona húmida” (duas sessões: 09h30 e 10h30) dirigida a estudantes do 1.º ciclo.

No período da tarde, pelas 14h00, decorre, no mesmo local, a sessão “Zonas húmidas – é necessário proteger!” para alunos dos 2.º e 3.º ciclos.

Também, no dia 3, às 10h00, inaugura, no Centro de Ciência Viva de Tavira, a exposição “Viver para voar”, seguida de uma ação de sensibilização promovida pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.

Para dia 4 de fevereiro, às 10h15, realiza-se, na Ribeira de Alportel, uma ação de plantação de espécies autóctones, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, cujo destinatários são os estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

“As Zonas Húmidas desempenham um papel regulador fundamental em termos dos ciclos hidrológicos e geoquímicos. Constituem regiões de elevada produtividade e são de importância crucial para a desova. Além disso desempenham um papel fundamental no controlo de cheias e inundações e na estabilização da linha costeira. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer um pouco melhor estes ecossistemas e sensibilizar os participantes para a necessidade de os preservar”.

Comentários

pub