JSD Portimão felicita Câmara pelo «novo figurino» das comemorações do Dia da Cidade

A JSD de Portimão felicitou hoje, em comunicado, executivo camarário pelo novo figurino da sessão solene que assinalou o feriado […]

A JSD de Portimão felicitou hoje, em comunicado, executivo camarário pelo novo figurino da sessão solene que assinalou o feriado municipal e o 89º aniversário de elevação a cidade.

Mas os jovens sociais-democratas portimonenses alertam que, «porque a aposta nos jovens não deve ser esporádica e inconsequente, a JSD espera que sessão solene tenha sido um momento de viragem».

A JSD recorda que o novo figurino «possibilitou que diversos jovens do ensino secundário e superior do município apresentassem as suas diferentes perspetivas sobre a terra que é de todos nós» e considera ter sido uma «correta aposta» a decisão do executivo camarário, liderado pela socialista Isilda Gomes, «em dar espaço aos jovens neste dia sempre simbólico e importante para todos os portimonenses».

«Felicitamos também este figurino por acreditarmos que é fundamental a aproximação dos órgãos municipais aos jovens portimonenses, por acreditarmos que os elevados níveis de abstenção das camadas mais jovens do Concelho ter de ser contrariado e, inequivocamente, este tipo de “figurinos” ser uma mais valia nesse sentido».

A JSD/Portimão defende, no entanto, que o novo modelo «pode, e deve, ser claramente melhorado, visto que neste 89º aniversário não foram envolvidas nenhumas das estruturas representadas no Conselho Municipal de Juventude de Portimão».

Nesse sentido, defende que «é justo que aqueles que trabalham por este órgão consultivo da Câmara Municipal merecem ser também chamados a participar em 2014, no 90º aniversário da elevação de Portimão a Cidade».

«Fica a sugestão para que, de facto, haja um novo rumo para a vivência democrática e participação dos representantes portimonenses das estruturas de juventude. É que não faz sentido escolher jovens para o uso da palavra sem envolver o órgão consultivo para políticas de juventude. Pelo menos se a postura for de seriedade e de parceria entre os eleitos e os eleitores mais jovens…», acrescenta a JSD.

No entanto, recordam que, «em dois meses de mandato do atual executivo da Câmara Municipal pode ter existido, de facto, este sinal de dar a palavra a jovens, mas não existiu ainda uma única palavra do mesmo executivo relativamente a políticas de juventude para o Município».

Por isso, a JSD conclui que continua a aguardar pelo fim «do atual silêncio ensurdecedor por parte de todos os elementos do executivo camarário em funções».

Comentários

pub