Candidatura da Dieta Mediterrânica de Tavira a Património da Humanidade começa a ser discutida em Baku

Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos são os sete países que esperam ver a sua candidatura conjunta da […]

Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos são os sete países que esperam ver a sua candidatura conjunta da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade aprovada esta semana durante a 8ª Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que se está a realizar, em Baku, no Azerbaijão, a partir de hoje, dia 2, e até 7 de dezembro.

Portugal tem Tavira como sua comunidade representativa. Foi Tavira que assegurou o processo técnico, que conta com parecer prévio favorável à inscrição por parte do Órgão Subsidiário da UNESCO para o património cultural e imaterial.

Subscrevem esta candidatura transnacional sete Estados com culturas mediterrânicas milenares: Portugal (Tavira), Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Grécia (Koroni), Espanha (Soria), Itália (Cilento) e Marrocos (Chefchaouen).

A delegação portuguesa é constituída por representantes do Ministério da Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, pelo presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, e pelo chefe da Divisão de Cultura, Património e Museus da autarquia, Jorge Queiroz, que já está em Baku.

Jorge Queiroz, que está a acompanhar o andamento dos trabalhos na página de Facebook da dedicada ao Apoio da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, acaba de informar que «de acordo com a ordem de trabalhos agora aprovada, a votação da inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, candidatura que Portugal integra tendo Tavira como comunidade representativa, deverá ocorrer na tarde da próxima quarta-feira, 4 de Dezembro, ou, caso se se verifiquem atrasos na manhã de quinta-feira».

A sessão de abertura da 8ª sessão do CIG da UNESCO em Baku já decorreu. A sessão conta com um número recorde de 116 Estados presentes e mais de 800 membros de delegações nacionais e observadores.

A Dieta Mediterrânica é um estilo de vida milenar, um modelo cultural resultante da sabedoria ancestral, transmitida de geração em geração, o qual abrange técnicas e práticas produtivas e extrativas, nomeadamente, de agricultura e pescas, formas de preparação, confeção e consumo dos alimentos, festividades e convivialidades, tradições orais e expressões artísticas.

As culturas mediterrânicas são culturas de partilha e entreajuda comunitária, onde as sociabilidades assumem um papel relevante.

A concretizar-se esta classificação, Portugal contará, após o fado, com a sua segunda inscrição na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo a primeira vez que o Algarve verá a sua cultura reconhecida pela UNESCO.

 

 

 

Comentários

pub