ARS Algarve e Junta de Andaluzia avaliam possibilidade de partilhar cuidados de saúde

Os municípios da Eurocidade do Guadiana reuniram-se, esta quarta-feira, com as entidades regionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, […]

Os municípios da Eurocidade do Guadiana reuniram-se, esta quarta-feira, com as entidades regionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, para estudarem soluções para ampliar e partilhar os cuidados de saúde nas margens da fronteira do Guadiana.

Durante a reunião mensal de coordenação da Eurocidade, que teve hoje lugar em Vila Real de Santo António, as duas estruturas homólogas – Administração Regional de Saúde do Algarve e Delegação de Saúde de Huelva / Junta de Andaluzia – expuseram as dificuldades atualmente existentes nos serviços de saúde de Portugal e Espanha e reconheceram o potencial da Eurocidade na facilitação do acesso aos cuidados médicos.

Para por em prática este processo, as autarquias de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António estão já a constituir o diretório de serviços de saúde da Eurocidade, permitindo aos residentes de cada um dos três municípios beneficiar de um conjunto de descontos e vantagens mediante a apresentação do Cartão do Eurocidadão.

O cartão, que será lançado no primeiro trimestre de 2014, permitirá, entre outras vantagens, aos moradores de Ayamonte, Castro Marim e VRSA recorrerem aos prestadores de saúde dos dois lados da fronteira com um conjunto de vantagens e descontos.

Para os autarcas da Eurocidade do Guadiana, a medida colocará ao dispor dos munícipes da Eurocidade um maior número de especialidades médicas a preços mais competitivos, evitando deslocações demoradas e onerosas até às capitais de distrito (Faro e Huelva).

Numa fase posterior, o objetivo passa por estender a colaboração ao nível dos serviços de saúde públicos de Portugal e Espanha, permitindo o combate às listas de espera e à falta de médicos.

Estas medidas dão seguimento ao calendário estratégico da Eurocidade do Guadiana que elegeu os domínios da saúde, educação, turismo e transportes como as áreas prioritárias para estabelecer parcerias, em 2014, no âmbito das atividades de cooperação fronteiriça.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim.

A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos comuns são os seus objetivos principais.

Comentários

pub