Tradições de Natal algarvias “invadem” a Cidade Velha de Faro

A tradição também pode ter algo de moderno e inspirar um Natal original e muito ligado ao Algarve. Objetos produzidos […]

A tradição também pode ter algo de moderno e inspirar um Natal original e muito ligado ao Algarve. Objetos produzidos a partir dos saberes antigos que o projeto «TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais» tem vindo a promover, pensados para as necessidades dos nossos dias, estão em mostra desde quarta-feira no espaço Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro de Faro.

Com o Natal à porta, esta iniciativa, que é mais do que uma simples exposição, também pretende ser uma forma de propor ideias para presentes um pouco diferentes, feitos no Algarve. Para isso, além de cabazes de Natal com produtos TASA, haverá um Mercadinho de Natal, com artesãos algarvios, no dia 8 de dezembro, entre as 11 e as 17 horas, onde se pode ficar a conhecer o novo artesanato que se faz na região.

Nesta ocasião «haverá presépios e outros objetos feitos em cortiça, artigos em linho, em empreita, em cana, ladrilhos pintados à mão, peças em barro e cabazes que conjugam artesanato, design, produtos locais e ecoturismo». «Os artesãos vão estar a trabalhar ao vivo, convidando o público a conhecer alguns dos mistérios da sua arte», revelaram os responsáveis pelo projeto TASA.

No mesmo dia, a gastronomia também vai estar em destaque. «Vamos promover um workshop de cozinha, onde as pessoas poderão aprender a cozinhar guisado de galo à moda de Querença e filhós. Depois, podem provar aquilo que cozinharam, ao jantar», revelou Lélia Madeira, da Tertúlia Algarvia.

O custo deste workshop é de 40 euros por pessoa e a reserva terá de ser feita até 5 de dezembro através do email [email protected].

Até lá, os que forem aquele espaço da Vila-Adentro farense, podem ficar a conhecer as peças produzidas na primeira fase do TASA. Candeeiros em barro e cortiça, bordões para caminhar, o memory stick, para caminhantes guardarem cheiros e cores do seu passeio, almofadas, cerâmica e cestaria são apenas exemplos do que se pode encontrar.

Estes produtos podem ser comprados na Tertúlia Algarvia, bem como os cabazes de natal TASA, embora, neste caso, tenham de ser encomendados. Um deles até inclui «um jantar para dois na Tertúlia Algarvia».

«Já tínhamos aqui algumas peças do TASA à venda, pelo que a parceria já existia antes. Recentemente, eu e o João Amaro fomos visitar a iniciativa que eles fizeram no CECAL [o evento Ligações] e gostámos muito. Propusemos que fizessem uma mostra aqui, nesta altura e tivemos a ideia de a enquadrar num contexto natalício», contou Lélia Madeira.

No «Ligações», foi promovida uma residência artística, com jovens designers portugueses e estrangeiros, dos quais resultaram quatro novos produtos TASA. Peças que serão apresentadas na Tertúlia Algarvia no dia 15 de dezembro, noutro ponto alto da iniciativa.

As atividades propostas resultam de uma parceria entre o projeto dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, representado pela empresa ProActive Tur e a Tertúlia Algarvia, espaço de promoção da gastronomia e cultura algarvias que abriu este ano na Cidade velha de Faro».

 

Tertúlia Algarvia já está em modo Natal

No espaço gastronómico e cultural, que é também café e restaurante, o espírito natalício já está presente e até há um presépio tipicamente algarvio, embora não sejam muitos os que conhecem esta tradição.

«A maioria dos algarvios desconhece que este é o presépio típico da região e até ficam admirados. No primeiro dia não tínhamos ainda a legenda e houve ali alguma celeuma em volta do presépio, pois a maioria das pessoas não sabe que é assim. Não tem as figuras que estamos habituados a ver», disse, a rir.

O presépio tipicamente algarvio apenas tem a figura do Menino Jesus, no topo de um altar em escada, com uma toalha de bom tecido. À sua volta, colocam-se laranjas e outros produtos campestres, como espigas e frutos secos .

Comentários

pub