Lethes dedica a semana que vem ao fado e ao teatro

Teatro e Fado vão estar em destaque no Teatro Lethes, em Faro, durante a próxima semana. O espetáculo da Companhia […]

Teatro e Fado vão estar em destaque no Teatro Lethes, em Faro, durante a próxima semana.

O espetáculo da Companhia de Teatro de Braga «Sabe Deus Pintar o Diabo» e uma homenagem algarvia a Amália Rodrigues são as sugestões para os dias 15 e 17 de novembro, respetivamente.

No dia 15, a sugestão da ACTA – A Companhia de teatro do Algarve, responsável pela programação do espaço cultural farense, será uma peça de Abel Neves, encenada por Rui Madeira que conta a história de Feliciano e Raimundo, dois homens que, «abrigados no último andar de um velho prédio, escolheram ser autores de uma espécie de fim do mundo».

«Cúmplices de uma ação degradante com motivos que fazem pensar o lodo onde a humanidade repetidamente se deixa atolar, Feliciano e Raimundo, amigos de circunstância, julgam-se portadores de uma razão capaz de dar acerto ao mundo, e não se afligem com a opção que decidiram, mas sentem o nervosismo que algum humor inquietante deixa transparecer. Encontraram-se e o que sabemos é que se entenderam para um jogo de extermínio. As suas biografias, se as conhecêssemos ao pormenor, não dariam para explicar o que são capazes de fazer. E o que eles fazem nunca deveria fazer-se», descreve a ACTA.

Os protagonistas de «Sabe Deus Pintar o Diabo» são os atores Carlos Feio, Emílio Lucombo (estagiário), Rogério Boane. Os bilhetes para assistir a esta peça de teatro custam 10 euros, com descontos de 50 por cento para menores de 30 e maiores de 35.

No dia 17 de novembro, as fadistas Isa de Brito, Inês Gonçalves e Inês Graça unem-se para fazer uma homenagem a Amália Rodrigues, fadista que as inspirou e, sem a qual, «estas três jovens decerto não seriam hoje fadistas».

No projeto «Amália Sempre», as três jovens vão cantar fados imortalizados pela figura maior do Fado português, tais como «Povo que Lavas no Rio», «Por Vontade de Deus», «Maria Lisboa», «Casa da Mariquinhas», entre outros, sob a direção musical de Valentim Filie.
Para assistir ao espetáculo promovido pela Associação de Fados do Algarve, o públcio terá de pagar 8 euros, sem descontos.

Comentários

pub