Greve da Função Pública dita fecho «da maioria» das escolas do Algarve

A maioria das escolas públicas do Algarve estão hoje encerradas, devido à Greve da Função Pública convocada pelas duas intersindicais […]

A maioria das escolas públicas do Algarve estão hoje encerradas, devido à Greve da Função Pública convocada pelas duas intersindicais portuguesas, CGTP e UGT. A adesão nos estabelecimentos de ensino foi muito elevada, garantiu ao Sul Informação a coordenadora da Zona Sul do Sindicato dos Professores Ana Simões, embora ainda não haja dados finais.

A responsável sindical juntou-se, com outros funcionários de escolas e autarquias do Algarve, ao piquete de Greve que o Sindicato dos Enfermeiros está a promover no Hospital de Faro. Este é, para já, o ponto quente do protesto laboral na capital algarvia, mas à tarde, a partir das 15h30, haverá uma Tribuna Pública na Rua de Santo António.

Segundo Ana Simões, as escolas Secundárias algarvias pararam quase todas. «Nas três secundárias de Faro não houve aulas e também fecharam as de Silves, Loulé, Vila Real de Santo António, Albufeira e Olhão», revelou. O mesmo cenário repete-se nas escolas de Ensino Básico. «Fecharam a maioria das escolas, em todos os concelhos do Algarve», assegurou.

Os professores protestam contra o que consideram «a tentativa de destruição da escola pública» por parte do atual Governo. «Esta é uma resposta forte dos professores e de todos os funcionários que trabalham nas escolas. Todos os dias saem decisões que atacam a qualidade da escola pública», ilustrou.

Também presente na manifestação no Hospital de Faro, o presidente da União de Sindicatos do Algarve ainda não consegue fazer o balanço da Greve, embora indique que há forte adesão no setor da educação e junto dos enfermeiros.

Comentários

pub