Conferência em Portimão aborda o “Processo de Luto na Criança e no Adolescente”

A Escola Internacional do Algarve vai realizar a sua 2ª Conferência Pedagógica do ano letivo 2013-2014 no dia 29 de […]

A Escola Internacional do Algarve vai realizar a sua 2ª Conferência Pedagógica do ano letivo 2013-2014 no dia 29 de Novembro, a partir das 21h00, no pequeno auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

“Processo de Luto na Criança e no Adolescente” é o tema a ser abordado pela professora doutora Paula Isabel Santos, psicóloga e docente universitária no Porto.

A morte de um ente querido é uma experiência difícil em qualquer idade. As crianças, em particular, tem dificuldade em compreender o fenómeno e em expressar os seus sentimentos e muitas vezes acabam por ser atingidas pela carga emocional dos adultos em seu redor.

«É fundamental compreender as dificuldades próprias das crianças e dos adolescentes e saber como intervir para facilitar os seus processos de luto», consideram os promotores da conferência.

Paula Isabel Santos é coordenadora científica do curso de Avaliação e Intervenção no Processo de Luto (da infância à idade adulta), incluído na pós-graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar, no Instituto CRIAP – Psicologia e Formação Avançada, no Porto.

A conferencista é doutorada em Ciências Biomédicas (Saúde Mental), licenciada em Psicologia, psicoterapeuta da Família e do Casal, docente universitária desde 2001 e investigadora na área da Saúde Mental, incluindo investigação específica sobre a morte e o papel da morte e do luto nas nossas vidas.

Paula Isabel Santos irá partilhar em Portimão algumas conclusões da sua investigação e ajudar as famílias da comunidade local a intervir de forma eficaz nos processos de luto das suas crianças e adolescentes.
A entrada na conferência é livre e não necessita de reserva.

Comentários

pub