ARS promove testes ao VIH rápidos e gratuitos em dezembro

A 1ª Semana Europeia do Teste do VIH e o Dia Mundial de Luta Contra a Sida 2013 vão ser […]

A 1ª Semana Europeia do Teste do VIH e o Dia Mundial de Luta Contra a Sida 2013 vão ser assinalados no dia 3 de dezembro nos Centros de Saúde do ACES do Sotavento (Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Stº António e Tavira) e do ACES Central (Olhão, São Brás de Alportel, Faro, Loulé e Albufeira). A Administração Regional de Saúde do Algarve vai associar-se a estas efemérides, promovendo testes rápidos gratuitos de VIH nos Centros de Saúde e Unidades Móveis, cujo resultado estará disponível em 30 minutos.

Para fazer o teste, basta dirigir-se a um destes centros de saúde. Nos Centros de Saúde do ACES do Barlavento o calendário é o seguinte: (Aljezur (3 de dezembro), Lagos (4 de dezembro), Portimão (4 de dezembro), Silves (5 de dezembro), Monchique (12 de dezembro). No caso de não ter médico de família, deve dirigir-se à equipa de saúde que atende os utentes nestas circunstâncias.

«De referir que as Unidades Móveis também realizarão testes VIH, nos seguintes dias: No Centro Comercial Continente de Portimão, em parceria com o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, no dia 30 de novembro, das 10h às 22h. Na cidade de Faro, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família e o Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, no dia 1 de dezembro», revelou a ARSA.

Estas atividades permitirão reforçar a intervenção em deteção precoce da infeção VIH, que habitualmente é realizada nos Centros de Saúde da Região, junto da população em geral e das populações mais vulneráveis.

Comentários

pub