Nova creche inaugurada para aumentar resposta social na Tôr

Uma nova creche foi inaugurada na passada semana na freguesia louletana da Tôr, alargando a capacidade de resposta no concelho […]

Uma nova creche foi inaugurada na passada semana na freguesia louletana da Tôr, alargando a capacidade de resposta no concelho em 33 lugares para crianças entre os 3 e os 36 meses. A creche «Casinha da Aldeia» situa-se junto do Centro Comunitário da Tôr, no Largo da Igreja local.

O investimento rondou os 300 mil euros, suportados em 40 por cento pela Segurança Social, no âmbito do Programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, em 40 por cento pela Câmara Municipal de Loulé e em 20 por cento pela Associação Social e Cultural da Tôr.

«A candidatura aprovada incluiu também a aquisição de um equipamento necessário ao funcionamento da creche. Por outro lado, a Segurança Social, ao abrigo do PARES, assegurará a comparticipação financeira para o seu funcionamento, o que constituirá também um apoio às famílias», revelou a Câmara de Loulé.

«Considerando a sua centralidade geográfica e as boas acessibilidades, este equipamento será um importante apoio para os pais que têm de se deslocar diariamente ao litoral para trabalhar e que podem agora deixar as suas crianças a profissionais qualificados», acrescentou a autarquia.

Segundo Jorge Renda, presidente da Associação Social e Cultural da Tôr, a par do «investimento nas pessoas e no apoio às famílias», esta creche constitui também «uma aposta no interior, na criação de emprego, no incentivo à fixação das pessoas e um atrativo para a residência de novas famílias» e é «um passo importante no combate às desigualdades socioeconómicas e na promoção da igualdade de género».

«Este é um dos equipamentos que vai muito mais além da obra física, tem mais impacto económico e social numa freguesia como a Tôr, é uma forma de reforçar a coesão social e combater a desertificação, é um convite para as pessoas viverem não só no litoral como no interior do Concelho de Loulé», considerou, por seu lado, o presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio.

A Associação Social e Cultural da Tôr junta uma nova valência aos serviços que já prestava na área social, através do Centro Comunitário e do Serviço de Apoio Domiciliário. Para breve está prevista a inauguração do edifício do Lar de Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário, um espaço com 19 quartos simples e 19 quartos duplos, com capacidade total para 57 utentes, destinando-se ainda, na componente de apoio domiciliário, a 40 novos utentes, assegurando assim a permanência dos idosos na sua residência com o devido suporte técnico e institucional.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, que realçou a criação da Rede Local de Intervenção Social, ao abrigo de um despacho lançado pela Secretaria de Estado na passada semana, cujo objetivo é permitir que o Estado delegue, quer nas autarquias, quer nas instituições de solidariedade social, áreas que até agora eram da ação direta da administração central. «Não faz sentido que seja a administração central a decidir porque não conhece a realidade do quotidian», explicou Agostinho Branquinho.

Comentários

pub