Workshop ensina a produzir cogumelos em casa utilizando borras de café

As borras de café não têm necessariamente de ser lixo e podem ser utilizadas para produzir cogumelos. Quem quiser aprender […]

As borras de café não têm necessariamente de ser lixo e podem ser utilizadas para produzir cogumelos. Quem quiser aprender a fazê-lo só tem de se inscrever no workshop «Produção de cogumelos em casa usando borra de café», conduzido pelo ex-aluno da Universidade do Algarve e especialista em Gestão de Resíduos Marco Ferraz, que a loja Sardinha de Papel, em colaboração com o Palácio do Tenente vão promover no dia 17 de agosto, em Faro.

A oficina de trabalho vai decorrer das 10 às 13 horas (17 de agosto é um sábado), na Rua Conselheiro Bívar, onde ficam situados os dois projetos de comércio social e colaborativo que se uniram para a promover. Mais informações sobre o workshop e o que é necessário para se inscrever podem ser obtidas através do email [email protected].

Marco Ferraz tem vindo a trabalhar na produção caseira de cogumelos, no Norte do país e «encontrou na borra de café um substrato ideal para a produção em meio urbano, visto ser um resíduo que é separado seletivamente na fonte e que já sofre uma “pré-pasteurização” no processo de tiragem dos cafés».

«De notar que este resíduo tem uma taxa de valorização muito pequena, seguindo na maioria dos casos misturado com outros resíduos para inceneração ou aterro. O nosso interesse é de contribuir para a promoção e dinamização de ações que suscitem o gosto e o interesse para as temáticas relacionas com a Micologia, proporcionando experiências enriquecedoras e prazerosas», referiu a Sardinha de Papel.

Comentários

pub