Altura acolhe Mercado de Gastronomia Artesanal Transfronteiriça com produtos de Espanha e Portugal

A freguesia de Altura, no concelho de Castro Marim, acolherá este fim de semana o primeiro dos seis Mercados de […]

A freguesia de Altura, no concelho de Castro Marim, acolherá este fim de semana o primeiro dos seis Mercados de Gastronomia Artesanal da Eurorregião AAA (Alentejo-Algarve-Andaluzia), que terão lugar nestas regiões entre os meses de agosto e novembro.

Este mercado, que terá lugar no largo junto ao polidesportivo (perto da praia da Alagoa) nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, no horário das 19h00 à meia noite, e na manhã de domingo, contará com a participação de uma vintena de produtores locais procedentes do Algarve, Alentejo e Andaluzia.

Os visitantes deste mercado transfronteiriço poderão degustar e adquirir os produtos gastronómicos mais representativos do Algarve, Alentejo e Andaluzia – compotas, chocolate, produtos conservados em sal, mel, queijos, sal, licores, bolos, pães, ou seja, uma ampla amostra da rica gastronomia da Eurorregião.

O mercado constitui uma oferta de lazer para toda a família, incluindo ateliês e atividades infantis.

Irá também reunir pequenos empresários e produtores do território fronteiriço, para mostrar ao público a sua oferta gastronómica, de forma direta e sem intermediários, do produtor ao consumidor, através deste canal curto de comercialização.

O projeto dos Mercados de Gastronomia Artesanal da Eurorregião AAA, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e a Consejería de Presidencia e Igualdad da Junta da Andaluzia, através do Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, tem como objetivo apoiar as PME e negócios familiares que trabalham neste setor e promover o turismo sustentável para estas zonas e a promoção e difusão da rica gastronomia da Eurorregião.

O projeto será inaugurado oficialmente no mercado a celebrar em Ayamonte nos dias 20, 21 e 22 de setembro, coincidindo com o Dia Europeu da Cooperação (21 de setembro).

Seguem-se os mercados em Almonaster la Real (Huelva), Faro (Algarve), Beja e Mértola (ambas no Alentejo).

Comentários

pub