Aspetos curiosos destas Eleições Autárquicas

Nas Eleições Autárquicas que se aproximam, há dois aspetos que acho particularmente curiosos: 1 – o facto de nenhum dos […]

Nas Eleições Autárquicas que se aproximam, há dois aspetos que acho particularmente curiosos:

1 – o facto de nenhum dos candidatos do PSD (pelo menos que eu tenha visto) e do PS usar nos seus cartazes, em sítio bem visível, o símbolo do partido.

No caso do PSD, dizem que é para que a má imagem do Governo não afete as votações nos candidatos autárquicos. No caso do PS, não sei bem qual será a explicação.

Em ambos os casos, quanto a mim, o facto de quase esconderem o símbolo do partido é algo que até poderá voltar-se contra eles. É que parecem dar a entender que têm vergonha do partido a que pertencem ou pelo qual se candidatam… E o povo não é estúpido!

2 – outro aspeto curioso destas Autárquicas é o número crescente de “independentes” que há nas listas dos partidos.

Há mesmo muitas forças partidárias que o sublinham de forma enfática nas notas de imprensa que enviam.

Então se há listas em que grande parte dos candidatos são independentes, ou seja, pessoas não filiadas naquele partido, porque é que os independentes não se apresentam sozinhos numa candidatura ou porque é que, se aceitam concorrer sob a sigla de um partido, não se filiam nele??

É que há candidatos que são militante e recorrentemente independentes…mas sempre ligados a um qualquer partido…

3 – Mas isto dos independentes tem que se lhe diga. É que os verdadeiros independentes deveriam ser pessoas não filiadas em partido algum, mas sabe-se que isso nem sempre é verdade.

Neste Algarve e pelo país fora, há uma série de listas de inúmeros partidos, mais à direita ou mais à esquerda, que integram pessoas que se apresentam sob o rótulo de independentes, mas que ainda há poucos dias, há poucas semanas, eram militantes de outros partidos. Alguns ainda nem entregaram os cartões de um partido e já estão a concorrer por outro…

Esta trânsfuga de candidatos, perfeitamente legítima, mas nem por isso menos estranha, acontece um pouco por todo o Algarve, por todo o país.

Mas assume contornos de case study em Portimão!

Afinal não eram dois, mas três os aspetos que eu acho curiosos nestas Eleições Autárquicas.

 

 

Comentários

pub