Toxinas interditam apanha de mexilhão e outros bivalves em todo o litoral a Sul do Tejo

A apanha de mexilhão e de outros bivalves está interdita em todo o litoral oeste desde a Ria de Aveiro […]

A apanha de mexilhão e de outros bivalves está interdita em todo o litoral oeste desde a Ria de Aveiro e na costa sul algarvia, devido à presença de toxinas DSP, que provocam intoxicação diarreica.

Assim, segundo o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, «devido à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares estão interditas temporariamente a apanha e captura, com vista à comercialização e consumo», de algumas espécies de bivalves.

Assim, no litoral Sines-Setúbal, está interdita a apanha de todas as espécies, exceto a ameijola. No caso da Lagoa de Albufeira, trata-se de todas as espécies.

Mais a Sul, no Litoral Portimão-Lagos, na Ria de Alvor, e na Ria Formosa, de Faro a Tavira, apenas está interdita a apanha e comercialização de mexilhão.

Mais grave é a situação no litoral Olhão-Faro, onde a interdição afeta todas as espécies à exceção do pé-de-burrinho e ostra, ou o litoral Vila Real de Santo António-Tavira onde nenhum bivalve pode ser apanhado e vendido.

Comentários

pub