Investigação na área do Mar da UAlg divulgada na Blue Week de Lisboa

A investigação relacionada com o Mar realizada na Universidade do Algarve vai ser divulgada na Blue Week, evento que irá […]

CCMAR_UAlgA investigação relacionada com o Mar realizada na Universidade do Algarve vai ser divulgada na Blue Week, evento que irá decorrer de quinta-feira até sábado, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Além do stand institucional e do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, estarão presentes no evento vários centros de investigação, spinoffs e startups ligados à Academia algarvia.

O objetivo é demonstrar o «importante estatuto» que a UAlg já tem na área do Mar, bem como «as potencialidades que a UAlg tem a nível nacional, mas também internacional, sendo uma verdadeira universidade do mar e dos oceanos, à escala global».

«Num evento que se apresenta como estratégico para debater a relação do País com o Mar, a Universidade do Algarve terá uma presença muito forte, com grandes novidades na área da investigação marinha, contanto para isso com a presença do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), do Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL), do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) e do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB)», resume a UAlg.

Nos últimos 10 anos, foram geridos, na universidade algarvia, «41 projetos de investigação, de transferência de conhecimento e de extensão, envolvendo cerca de 25 milhões de euros, muitos dos quais ainda estão em execução em pelo menos 5 centros de investigação diferentes». Isto levou a que, entre 2000 e 2014, a Universidade do Algarve tenha sido responsável por cerca de um quarto da produção científica nacional nas áraes relacionadas com o mar, com um total de 1022 publicações.

«Nesta mostra, os investigadores, irão apresentar os resultados destes muitos projetos, onde não irão faltar aquários com espécies várias, como medusas e pepinos do mar ou mesmo os cavalos-marinhos que o CCMAR já reproduz em cativeiro há quatro gerações, entre muitas outras novidades», segundo a universidade.

Ao mesmo tempo, os diferentes centros de investigação vão promover eventos, que «apelarão a uma paragem e visita prolongada, como é o caso dos workshops e demonstrações sobre arte e ciência». «Para os amantes da culinária, no espaço expositivo da UAlg haverá ainda provas de degustação de pepinos do mar ou até mesmo de plantas que crescem nos sapais e solos salinos», acrescentou a UAlg.

Comentários

pub