Quercus atribui Qualidade de Ouro a três praias de Olhão

Olhão hasteou esta segunda-feira bandeiras de Qualidade de Ouro nas praias da Fuseta Mar, Armona Ria e Armona Mar. O […]

Olhão hasteou esta segunda-feira bandeiras de Qualidade de Ouro nas praias da Fuseta Mar, Armona Ria e Armona Mar. O galardão é atribuído pela associação ambientalista Quercus, baseada em critérios muito exigentes de qualidade da água e respeito pelo ambiente.

«Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de apresentar boa qualidade da água nas duas épocas balneares entre os anos de 2008 e 2009 (a classificação “boa” era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia), e qualidade da água excelente nas três últimas épocas balneares de 2010 a 2012, devendo todas as análises realizadas na última época balnear (de 2012) serem excelentes», revelou a Câmara de Olhão.

Esta é uma distinção à parte da Bandeira Azul (que as três praias agora galardoadas também têm) e «mais limitada» nos critérios. Apesar de se basear apenas na qualidade da água, a bandeira de Qualidade de Ouro da Quercus é mais exigentes neste aspeto.

«O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água», acrescentou a autarquia.

Para o vereador do Município de Olhão, António Camacho, que representou o município na cerimónia de hastear da bandeira de qualidade de ouro, «a atribuição, mais uma vez, de três bandeiras com qualidade de ouro às praias do concelho de Olhão reflete não só a excelente qualidade da água balnear, mas também a qualidade ambiental das nossas praias». Uma forma de «atrair mais visitantes para desfrutarem dessa qualidade que, ao mesmo tempo, dinamizam a economia local».

Comentários

pub