Portimão vai ser a capital da agricultura biológica por dois dias

Portimão vai ser o ponto de encontro dos produtores regionais e nacionais de agricultura biológica durante os dias 26 e […]

Portimão vai ser o ponto de encontro dos produtores regionais e nacionais de agricultura biológica durante os dias 26 e 27 de julho, através do evento Terra Sã Algarve 2013, considerado o maior certame de produtos biológicos do país.

Nestas datas, a agricultura biológica na região algarvia estará em destaque no Jardim 1º de Dezembro, na Casa Manuel Teixeira Gomes e junto à antiga Lota de Portimão, numa iniciativa organizada pela Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, com apoio da Câmara Municipal de Portimão e que tem entrada livre.

Em ambos os dias, das 9h00 às 14h00, decorrerá o Mercado Biológico, sendo que na sexta-feira a agricultura biológica no Algarve será tema de um seminário, enquanto no sábado terão lugar diferentes palestras entre as 14h00 e as 18h00.

Vão ser discutidos temas como a comercialização, o controlo e a certificação, a investigação e a produção em modo biológico, ao mesmo tempo que vai ser possível conhecer diferentes projetos, nomeadamente ao nível do arroz biológico e das hortas comunitárias.

Como em Portimão a palavra de ordem no mês de julho é “férias”, a Terra Sã Algarve 2013 terá um Arraial Biológico onde a degustação de produtos frescos e saborosos será feita ao som de música, entre as 19h00 e as 24h00.

A Terra Sã teve início em 1988 e desde então o certame tem crescido gradualmente, ao ponto de se tornar o maior evento de agricultura biológica no panorama nacional, reunindo em edições anteriores de Lisboa e Porto mais de 80 expositores, entre produtores, lojas e empresas de serviços e fatores de produção do sector, associações de defesa do ambiente, artesanato e energias renováveis, com cerca de 15 mil visitantes na feira realizada no passado mês de abril na capital.

 

Mercados Agrobio aos sábados

Por outro lado, entre as 9h00 e as 14h00 de todos os sábados o Jardim 1º de Dezembro é referência para quem deseja conhecer os produtos hortícolas, os vinhos e as infusões de produtores algarvios, que poderão se adquiridos nos Mercados Agrobio.

Para além de juntar os produtores locais, a iniciativa é também palco de diferentes palestras e oficinas que constituem um motivo de interesse suplementar para os consumidores, realizando-se até final do ano, numa iniciativa da Agrobio, organização não-governamental de ambiente, com estatuto de utilidade pública reconhecido.

Associação de agricultura e de defesa do ambiente do consumidor, a Agrobio representa um polo agregador de pessoas que têm em comum preocupações com a qualidade dos alimentos, a saúde, o ambiente e a defesa de uma prática agrícola mais sã, reunindo atualmente mais de 6000 associados.

 

Programa da Terra Sã Algarve 2013:

26 de julho
09h00 – Abertura
09h00 – 14h00 – Mercado de Produtores Agrobio
(Jardim 1º de Dezembro)
10h00 – Inauguração oficial
10h00 – 13h00 – Oficinas – culinária, vinhos…
(Jardim 1º de Dezembro)
14h00 – 18h00 – Seminário “A Agricultura Biológica no Algarve”
(Casa Manuel Teixeira Gomes)
. A Comercialização de Produtos Biológicos
. Controlo e Certificação em Produção Biológica
. A Investigação em Agricultura Biológica
. A Produção em Agricultura Biológica
19h00 – 24h00 – Arraial Biológico
(Zona ribeirinha, junto ao edifício da antiga Lota)
24h00 – Encerramento

27 de julho
09h00 – Abertura
09h00 – 14h00 – Mercado de produtores agrobio
(Jardim 1º de Dezembro)
10h00 – 13h00 – Oficinas sobre culinária, vinhos, etc
(Jardim 1º de Dezembro)
14h00 – 15h00 – Serviço de Aconselhamento Agrícola – Algarve
(Casa Manuel Teixeira Gomes)
. Sistema de Condicionalidade
Requisitos Legais de Gestão / Boas Condições Agrícolas e Ambientais / Estratégia de Atuação da Agrobio no SAA / Vantagens do SAA.
15h00 – 16h30 – Promoção da Agricultura Biológica
(Casa Manuel Teixeira Gomes)
. Projeto de Arroz Biológico
. Alimentação / Hortas Comunitárias / Formação
. Iniciação à Agricultura Biológica
17h00 – 18h00 – A PAC e o desenvolvimento rural sustentável
(Casa Manuel Teixeira Gomes)
19h00 – 24h00 – Arraial Biológico
(Zona Ribeirinha de Entre Pontes, junto ao edifício da antiga lota)
24h00 – Encerramento

Comentários

pub