Meteorologia avisa para temperaturas acima dos 40º em Portugal continental

Tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior e valores […]

Tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior e valores de temperatura máxima entre 27 a 32ºC no litoral sul, mas de 38 a 44ºC nas regiões do Vale do Tejo e do interior sul, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o período de 5 a 7 de julho (sexta-feira a domingo).

O IPMA explica que esta situação de tempo quente resulta do facto de, nos próximos dias, uma vasta região anticiclónica afetar o Atlântico Norte desde a região a oeste dos Açores até às Ilhas Britânicas, originando o transporte de uma massa de ar muito quente, com uma circulação de leste sobre Portugal continental.

A previsão aponta ainda para 32 a 40ºC nas regiões do litoral oeste e do interior norte e centro e 27 a 32ºC no litoral sul.

Quanto aos valores de temperatura mínima, eles situam-se entre 17 e 27ºC, sendo mais elevados nas
regiões do litoral norte e na região Centro.

O IPMA informa ainda que «deverão continuar a registar-se valores elevados de temperatura máxima e mínima até meados da próxima semana sendo, a partir dessa altura, menos provável que as temperaturas se mantenham tão elevadas, podendo, no entanto, ainda se manter acima da média».

Entretanto, o IPMA mantém os distritos de Beja e Évora sob alerta Laranja, precisamente devido ao calor, enquanto o Algarve está sob aviso Amarelo, mas por causa do Levante, que provoca ondas de sueste com 2 metros, aumentando temporariamente para 2,5 metros no sábado, dia 6. A temperatura da água do mar é hoje de 23ºC.

Comentários

pub