LPN repudia nova lei que «entrega a floresta nacional ao eucalipto»

A LPN – Liga para a Proteção da Natureza «repudia veementemente» a publicação de hoje em Diário da República do […]

A LPN – Liga para a Proteção da Natureza «repudia veementemente» a publicação de hoje em Diário da República do Decreto-Lei nº 96/2013, relativo às ações de arborização e rearborização, por considerar que o «Governo aprova a entrega da floresta nacional ao eucalipto».

Segundo aquela que é a mais antiga associação ambientalista de Portugal, «esta lei vem liberalizar a plantação de espécies exóticas como o eucalipto, penalizar a plantação de espécies autóctones e centralizar, todas as operações, numa entidade recentemente criada, ainda em fase de estruturação, subdimensionada, sem capacidade real e efetiva de fiscalizar e zelar pelo correto ordenamento florestal no País».

A LPN salienta ainda, em comunicado, que, «apesar da rejeição generalizada das associações ambientalistas e de organizações da sociedade civil, o Governo não teve em conta os avisos que alertaram para o erro crasso e destruidor desta iniciativa».

A LPN garante que «empreenderá todos os esforços para conseguir a revogação deste diploma», que considera tratar-se «de um verdadeiro desastre para a floresta e biodiversidade de Portugal».

Comentários

pub