Palestra com historiadora debate a Evolução Urbanística de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos convidou a historiadora Daniela Pereira para uma palestra sobre a evolução urbanística de Lagos. A […]

A Câmara Municipal de Lagos convidou a historiadora Daniela Pereira para uma palestra sobre a evolução urbanística de Lagos. A iniciativa decorre no dia 13, às 18h00, no auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

«Sendo a reabilitação urbana motor da vivificação do núcleo histórico da chamada Cidade dos Descobrimentos, não é despiciendo o conhecimento científico da sua evolução urbanística», salienta a autarquia, em nota de imprensa.

Assim, «com o objetivo de devolver à comunidade lacobrigense o conhecimento da sua história urbanística corretamente analisada e interpretada, a Câmara Municipal de Lagos convidou Daniela Pereira para uma palestra aberta ao público em geral».

Lagos era, até muito recentemente, a única cidade histórica do Algarve que não contava ainda com um estudo de evolução urbanística, fundamentado no cruzamento dos documentos históricos e dos dados arqueológicos.

Mas a dissertação de mestrado que a historiadora Daniela Pereira apresentou em novembro de 2012 à Universidade do Algarve veio alterar esta situação.

Baseando-se na cartografia antiga e noutros documentos conservados em arquivos nacionais e estrangeiros, esta investigadora produziu novo conhecimento, contribuindo para renovar a compreensão urbanística da cidade e da sua evolução ao longo dos tempos.

Daniela Sofia Nunes Pereira (n. 1981) é licenciada em Património Cultural pela Universidade do Algarve e mestre em História da Arte pela mesma Universidade.

Discípula, entre outros, dos professores José Eduardo Horta Correia e António Rosa Mendes, tem desenvolvido estudos no âmbito da História do Urbanismo.

É investigadora no Centro de Estudos de Património e História do Algarve (CEPHA) e atualmente colaboradora da Biblioteca da Universidade do Algarve.

Esta palestra terá lugar no próximo dia 13 de junho, a partir das 18h00, no auditório dos Paços do Concelho, Séc. XXI. A entrada para a palestra é livre, ainda que condicionada à lotação do auditório (pode efetuar a inscrição através do email: [email protected] ou pelo telef. 282 771 723).

Comentários

pub