Alcoutim recebe 4ª jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno

A Baja Terras de Alcoutim, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se disputa este fim de semana, neste […]

A Baja Terras de Alcoutim, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se disputa este fim de semana, neste concelho do Nordeste algarvio, será marcada pela emoção, já que Miguel Barbosa, Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares lideram os respetivos campeonatos. Ruben Faria estará presente.

A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve começa com o prólogo/super especial no sábado à tarde, que será percorrido por duas vezes pelos automóveis e buggys, estando o setor seletivo reservado para domingo.

Tendo a aldeia do Pereiro como centro nevrálgico da corrida, a competição desenrola-se no domingo através de uma passagem por um troço que terá cerca de 225 quilómetros de extensão e que começa para as motos às 8 horas.

Mantendo um esquema funcional e económico, o traçado colocará à prova a destreza dos concorrentes. Terá duas partes distintas, a Oeste com terreno mais rápido e plano, e a Este com maior dureza e um percurso mais técnico, que requer um bom trabalho de navegação.

 

Favoritismo para Miguel Barbosa

Nos carros, o natural favoritismo recai sobre Miguel Barbosa, que chega ao Algarve com duas vitórias incontestáveis no Ervideira e Serras do Norte, e procura dar um importante passo na revalidação do título.

À espreita de algum desaire do pentacampeão estão os adversários dos protótipos “nacionais”. Hélder Oliveira marca presença com o BMW Proto, que já demonstrou ser rápido, e procura a dose certa de fiabilidade para vencer.

O mesmo sucede com Nuno Matos que no Opel Mokka gostaria de repetir o resultado do ano passado. Há que contar também com Pedro Grancha e com André Amaral, que pensam nos lugares do pódio.

Finalmente inscrito no CPTT, Paulo Graça aparece motivado com o segundo lugar alcançado na ronda anterior. Edgar Condenso é o favorito na T2 e César Sequeira no agrupamento T8.

 

Trio de ataque – Patrão, Maio e Ferreira

O campeão nacional Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki, lidera o campeonato depois de um terceiro lugar no Ervideira Rali TT, uma vitória alcançada no Raid TT a Góis e um segundo lugar no Raid TT da Ferraria.

A segunda posição é ocupada por António Maio (Yamaha) com menos cinco pontos, enquanto o terceiro classificado Luís Ferreira (KTM) regista duas vitórias, mas foi forçado a abandonar, devido a uma queda, em Góis.

Ruben Faria (KTM), que não esteve na Ferraria por estar a participar na prova do campeonato do Mundo na Sardenha, vai desta vez estar presente numa prova que se disputa na sua região.

Entre as motos da classe TT1 a liderança pertence a David Megre (KTM) piloto que venceu as três provas já disputadas. A classe TT3 é liderada por Fidelino Rino (Yamaha), piloto que soma três segundos lugares.

 

Beto Borrego super favorito nos Quads

Na competição destinada aos Quad, o campeão Beto Borrego continua imparável e venceu as três primeiras corridas.

A 2ª posição da classificação absoluta é ocupada pelo jovem Ruben Alexandre que, tal Borrego, é um piloto Yamaha e que simultaneamente lidera a categoria Stock. A 3ª posição pertence a André Mendes que se apresenta aos comandos de uma Suzuki.

Entre os candidatos aos primeiros lugares, é importante salientar o Campeão Stock 2012, Rui Cascalho (Yamaha), que com dois terceiros lugares já registados, ocupa a 5ª posição atrás de Luís Engeitado.

 

O espetáculo dos Buggy/UTV

Na jovem categoria de Buggy/UTV, foi Nuno Tavares quem venceu as duas provas iniciais, tendo o triunfo no Raid TT da Ferraria pertencido à dupla campeã nacional em 2012, João Lopes/Bruno Santos, também em Polaris.

São estes os dois primeiros classificados do nacional, à frente de outro piloto que também se apresenta aos comandos de uma destas máquinas americanas, o espanhol Robert Gallard.

Se bem que a enorme competitividade da generalidade das equipas seja um dado já adquirido uma chamada de atenção nesta Baja Terras de Alcoutim para o Rage de caixa manual que é pilotado pelo campeão 2011, Rui Serpa, para o novo Rage de António Ferreira, para o Polaris Smart de Jorge Branco para o CanAm de António Estevão e ainda João Dias piloto que em Góis alcançou um magnífico 2º lugar.

Outras informações sobre a prova em www.clubeautomovelalgarve.pt

Comentários

pub