Velejador João Pinto sagra-se vice-campeão europeu de Access 303

O velejador João Pinto, apoiado pelo projeto Vela Solidária e pelo Iate Clube da Marina de Portimão, sagrou-se no fim […]

O velejador João Pinto, apoiado pelo projeto Vela Solidária e pelo Iate Clube da Marina de Portimão, sagrou-se no fim de semana passada vice-campeão europeu da classe Access 303, no Campeonato da Europa de Vela Adaptada, disputado em Arbon, na Suíça.

Este foi um grande desafio para João Pinto, que apenas navega em classes de vela adaptada desde Dezembro de 2012, tendo o Campeonato da Europa sido a primeira prova em que navegou na classe Access 303. Esta foi também a primeira vez que o João participou numa prova de âmbito europeu.

A falta de experiência na classe 303 não permitiu melhor que um 8º e um 9º lugar no primeiro dia de regatas, o que impôs um esforço acrescido para chegar aos lugares cimeiros nos dias seguintes.

Apesar de todos os desafios e das condições de vento muito instáveis, o 2º lugar na classe Access 303 foi conquistado pelo João Pinto, numa luta renhida até à última regata do campeonato, entre 26 velejadores.

O 1º lugar do pódio foi conquistado pelo velejador francês Gilles Guyon e o 3º pelo também português Carlos Araújo.

Já na classe Access 303 duplos, com João Pinto nas escotas e Pedro Reis ao leme, o resultado alcançado foi de um 8º lugar da geral, entre 24 equipas.

A Associação Teia D’Impulsos, que promove o projeto Vela Solidária, salienta que «este foi um resultado muito positivo e que reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Vela Solidária».

«Este pódio é dedicado a todos os velejadores da Vela Solidária e ao empenho que têm demonstrado, assim como a todos os parceiros e patrocinadores que nos têm permitido “Rumarmos a Um Futuro Melhor”», conclui a associação.

No Campeonato da Europa de Vela Adaptada estiveram presentes cerca de 70 velejadores, em seis classes diferentes e em representação de 13 países. Este é um evento que ocorre de dois em dois anos e que reúne os melhores velejadores europeus com o objetivo de atingirem o mais alto lugar no pódio do velho continente.

Comentários

pub