Hoje há mais um concerto da Semana Coral de Lagoa

A 15ª edição da Semana Coral de Lagoa, que começou este sábado, prossegue até dia 11 de maio, com concertos […]

A 15ª edição da Semana Coral de Lagoa, que começou este sábado, prossegue até dia 11 de maio, com concertos em todo o concelho.

O Coral Atlântico (Sines) abriu a XV Semana Coral de Lagoa, no sábado, na Igreja de Porches. Hoje, domingo, será a vez de o Coral Adagio (Portimão) atuar na Igreja de Estômbar, às 17h00, interpretando o Stabat Mater, num tributo ao compositor português do séc. XVIII, João Rodrigues Esteves.

Na quarta-feira, dia 8 de maio, o Coral Feminino “Outras Vozes” (Faro) irá atuar no Centro Pastoral e Social de Ferragudo, às 21h30, onde apresentará um repertório interessante e internacional, enaltecendo as vozes desta formação feminina.

Finalmente, no sábado, dia 11 de maio, caberá ao Coral Ideias do Levante (Lagoa, Algarve), ao Coro do INUAF (Loulé), e ao Coro Internacional de Aljezur, encerrar a XV Semana Coral de Lagoa, no Auditório Municipal de Lagoa, às 17h00.

O culminar do espetáculo decorrerá com a interpretação, em conjunto, dos três coros, acompanhados ao piano por Ricardo Coelho, de um arranjo de Ed Lojesky sobre a obra “Os Miseráveis” de Claude-Michel Schönberg.

Em cada ano, há uma semana onde o canto percorre o concelho de Lagoa e as vozes de vários lugares se reúnem numa harmoniosa festa de melodias e sentimentos.

A Semana Coral do Concelho de Lagoa é já uma referência no panorama dos festivais de Canto Coral do Algarve. «Começou como um choro pequenino de uma criança forte e determinada, cresceu com cantigas de escola aprendidas e cantadas e, agora, assume-se como pesquisadora de novos sons e experiências ao nível do canto polifónico. Em cada ano, quer ir mais longe, quer trazer novidades, quer ousar voar mais alto. Cada ano que passa, a Semana Coral do Concelho de Lagoa está mais crescida. E com ela têm crescido também, a nível musical, muitos coralistas que por ela passam. Muitas amizades têm ficado. Muitos laços musicais têm sido dados. Muitos cantos encontrados. E é esse o segredo da música, um batimento musical igual ao que bate no coração de todos nós. E é por isso que gostamos de música. E é por isso que ela nos une. Ela faz os nossos corações bater ao mesmo ritmo», salienta a associação Ideias do Levante.

A Semana Coral de Lagoa é, segundo José Carlos Bago d’Uva (mentor do projeto inicial), um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o concelho de Lagoa faz soar “a 4 vozes” o (en)/canto da polifonia vocal, por terras “do Levante”.

Para José Carlos, esta data representa já um marco no circuito de eventos corais do nosso país, do qual se orgulha ter contribuído para a sua génese. Muitos foram os que já deixaram “depositadas” as suas vozes na mítica cisterna do Convento de S. José (nas primeiras edições…) e também os que contribuem para enaltecer o auditório da cidade, dando a escutar as suas emoções através do repertório coral que trabalham com dedicação e entusiasmo.

Todos os concertos são recomendados para maiores de 6 anos, limitados à lotação existente, e são de entrada gratuita, à exceção do concerto de Encerramento, onde será cobrado um valor de 4 euros, por bilhete, com desconto de 50% para os menores de 18 anos, maiores de 60 anos, estudantes, sócios da Ideias do Levante, portadores do Passaporte Cultural de Lagoa, do Cartão Jovem, e do Cartão LagoaSocial.

Os bilhetes poderão ser adquiridos na bilheteira do Convento de S. José, na Cidade de Lagoa.

A décima quinta edição da Semana Coral de Lagoa conta com o apoio das seguintes entidades: Freguesia de Lagoa, Paróquias de Estômbar e de Porches, Centro Pastoral e Social de Ferragudo, Estorninho.biz , Locauto Rent-a-car, Pastelaria Algarve , Cibercafé Don Rodrigo (Lagoa), Cafetaria Chill Inside (Lagoa), Ourivesaria Cintilante , Pingo Doce – Lagoa , Inforarte, Projecto Adiemus , e Polifonia.info .

Comentários

pub