Proibição da apanha de bivalves alargada ao litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António

A proibição da apanha de bivalves alargada ao litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António, anunciou o Instituto […]

A proibição da apanha de bivalves alargada ao litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Assim, no Algarve, está agora interdita a apanha de todas as espécies de bivalves no litoral entre Faro, Olhão, Tavira e VRSA, estando ainda proibida a apanha de berbigão na Ria Formosa, nas zonas de Olhão e Faro.

Entretanto, foi levantada a interdição da apanha de mexilhão no litoral de VRSA.

Esta interdição temporária da apanha com vista à comercialização e consumo, deve-se à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares, anunciou o IPMA.

A interdição, devido à presença de DSP, toxinas que provocam intoxicação diarreica, abrange ainda quatro outras zonas da costa portuguesa: litoral de Viana (todas as espécies), litoral de Matosinhos (todas as espécies exceto a amêijoa‐branca), Ria de Aveiro (todas exceto a amêijoa‐macha) e litoral de Lisboa a Peniche (mexilhão).

Comentários

pub