Lagos é o primeiro município do país a hastear a Bandeira Azul

Lagos será, no dia 1 de junho, a primeira localidade do país a ostentar e a hastear a Bandeira Azul […]

Lagos será, no dia 1 de junho, a primeira localidade do país a ostentar e a hastear a Bandeira Azul nas seis praias do concelho – Luz, Porto de Mós, Camilo, D. Ana, Praia da Batata e Meia Praia -, tendo sido o concelho escolhido pela Associação Bandeira Azul da Europa para receber a cerimónia oficial da primeira Bandeira Azul 2013.

«Este prémio ambiental, e a conquista de outras distinções – sendo o mais recente o “QualityCoast Gold Award” – certificam o destino Lagos dos Descobrimentos, como destino turístico de excelência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local, considera a autarquia em nota de imprensa.

Este importante Galardão de Qualidade, instituído pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), é «uma garantia da qualidade das águas balneares do concelho, das suas infraestruturas de apoio bem como do interesse das ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo no município de Lagos e que irão marcar presença nas praias durante os meses de julho e agosto».

Ttambém a Marina de Lagos renovou, pelo 19º ano consecutivo, o Galardão de Bandeira Azul. Esta distinção veio juntar-se às restantes que a Marina detém, como as 5 estrelas Blue Star Marina, sendo a primeira marina em Portugal a alcançar tal classificação, a classificação máxima de 5 Âncoras de Ouro do Gold Anchor Award e o Euromarina Anchor Award.

Este conjunto de galardões tornam a Marina de Lagos a mais premiada em Portugal e certificam a sua qualidade ao corresponder aos exigentes critérios de serviço náutico, segurança, proteção ambiental, higiene, disponibilidade de equipamentos de lazer, alimentação e serviços e apresentação, entre outros.

As atividades de informação, animação e sensibilização ambiental, desenvolvidas no âmbito da Campanha “Lagos na Onda do verão 2013”, terão como destinatários as crianças e jovens, residentes ou turistas, destacando-se igualmente várias iniciativas para outras faixas etárias, entre elas, o Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural”.

Este ano, o concurso, destinado a sensibilizar as pessoas para a observação da Natureza e incentivar a valorização e preservação do ambiente e do património natural, propõe dois temas para abordagem fotográfica – “Lagos é Natural” e “Património Natural e Cultural” – e habilita os participantes a ganhar prémios de alojamento turístico.

Oportunamente será disponibilizada toda a informação respeitante à Campanha, no site da autarquia, em www.cm-lagos.pt.

O Programa da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

A Campanha apresenta três vertentes: praias, portos de recreio e embarcações de recreio, tendo como instrumento o galardão “Bandeira Azul da Europa”. O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

A nível internacional, a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um ecolabel, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, estando em curso negociações para a sua adoção por países de outros Continentes.

A estrutura de funcionamento da Campanha em Portugal, assim como o seu processo de decisão assenta na colaboração entre entidades públicas e privadas com responsabiidades ou interesses nas praias.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem atividades de sensibilização e educação para o Desenvolvimento Sustentável, oriundas de mais de 60 países.

Em 2013, o Algarve viu galardoadas com a Bandeira Azul 69 das suas praias, mantendo-o como a região recordista a nível nacional.

Comentários

pub