Corredoras lusas chegam no pelotão em prova de estrada disputada no País Basco

As corredoras, entre as quais a algarvia Irina Coelho, que este domingo representaram a Seleção Nacional/Liberty Seguros na prova de […]

As corredoras, entre as quais a algarvia Irina Coelho, que este domingo representaram a Seleção Nacional/Liberty Seguros na prova de estrada disputada em Ozaeta, País Basco, terminaram a corrida integradas no pelotão, em cada uma das categorias em que Portugal participou: elite, juniores e cadetes.

Na corrida principal, de 80 quilómetros, a vitória coube a Ana Usabiaga, uma corredora que as portuguesas conhecem bem, pois já competiu em Portugal, no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores.

A vencedora fez parte da fuga que decidiu a prova. As três portuguesas que lograram concluir a prova chegaram integradas no pelotão, a 3m18s da primeira classificada. Ana Azenha foi 11.ª, Isabel Caetano foi 12.ª e Irina Coelho foi a 14.ª. Joana Patrício desistiu devido a uma queda, que, todavia, não teve graves consequências físicas.

Em juniores ganhou ao sprint Eider Unanue, tendo as duas corredores portuguesas presentes concluído a prestação com o mesmo tempo da vencedora, Marisa Santos no 6º lugar e Andreia Lopes em 16º.

A corrida de cadetes também teve desfecho ao sprint, com triunfo de Empar Felix e com a lusa Andreia Alves a entrar no grupo da vencedora, no décimo posto.

“Faço um balanço positivo desta participação. Para as atletas cadetes e juniores foi a primeira participação fora do país, mas isso não as intimidou, pois corresponderam bastante bem às exigências. As atletas elite estiveram também em bom plano, apesar de não conseguirmos colocar nenhuma na fuga que determinou a vencedora da prova. Faltou um pouco de concentração e de melhor colocação. Existem vários aspetos que terão de ser melhorados e trabalhados para evoluirmos no futuro. É sobre isso que temos de nos focar”, diz o selecionador nacional de femininas, Gabriel Mendes.

Comentários

pub