Alcoutim acolhe comemorações algarvias do Dia da Europa

O município de Alcoutim acolhe, no próximo dia 9, as Comemorações do Dia da Europa 2013, no Algarve, com um […]

O município de Alcoutim acolhe, no próximo dia 9, as Comemorações do Dia da Europa 2013, no Algarve, com um conjunto de iniciativas que contam com a presença do presidente da CCDR Algarve e gestor do PO Algarve 21, David Santos, e do presidente da Câmara Francisco Amaral, entre outras individualidades.

Celebrado desde 1985, o dia 9 de maio insere-se na iniciativa “Mês da Europa” que pretende promover atividades que aproximem a Europa dos cidadãos e os povos europeus entre si.

A “Cidadania” é o tema central das celebrações de 2013, designado por Ano Europeu dos Cidadãos e o concelho de Alcoutim foi o local eleito.

Será um dia preenchido com um vasto programa onde terão lugar apresentações e atividades dirigidas ao público de todas as idades, em particular à comunidade escolar e que inclui visitas a projetos públicos e empresariais financiados pelos Fundos Europeus.

A Praça da República junto aos Paços do Concelho será o ponto de partida das comemorações que iniciam com a cerimónia de hastear da bandeira da Europa, a partir das 9h30.

O programa comemorativo prossegue com uma visita orientada pelo Presidente da Câmara Municipal a projetos apoiados por fundos comunitários: à Escola Básica Integrada no contexto da modernização do Parque Escolar, aos novos veículos dos Bombeiros Voluntários ao abrigo da candidatura da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) para o reequipamento da Proteção Civil do Algarve, ao Parque Empresarial e às obras de Requalificação do Castelo.

O programa continua na tarde com a deslocação da comitiva para assistir à apresentação da “Plataforma de Demonstração Solar”, um projeto de energias renováveis, onde o promotor privado, a Associação Empresarial Enercoutim, está a promover em Martim Longo com o apoio do PO Algarve 21.

Está prevista a criação, gestão e exploração de um parque empresarial temático, um investimento relevante para a economia e o desenvolvimento regional.

Ainda no período da tarde, e em paralelo, o salão da Escola de Alcoutim acolhe o Debate subordinado ao tema “_Ser cidadão em todas as Idades”, tendo por convidado Carlos Brito e o jornalista Neto Gomes como moderador, que estarão lado a lado em aceso debate numa mesa em que os atores principais serão uma criança, um adolescente, uma mulher, um trabalhador no ativo, um reformado, um político e um empresário.

São convidados a participar neste debate sobre “Cidadania” os alunos das Escolas e todas as Associações do concelho.

O programa regional de comemorações do Dia da Europa, é uma iniciativa organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, através do PO Algarve 21, POCTEP e Centro Europe Direct, em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim.

Comentários

pub