Obra completa do Padre António Vieira é de «atualidade bombástica»

O historiador José Eduardo Franco, um dos responsáveis pela publicação da obra completa do padre António Vieira, que é hoje […]

O historiador José Eduardo Franco, um dos responsáveis pela publicação da obra completa do padre António Vieira, que é hoje lançada, considera que os sermões do jesuíta são de uma “atualidade bombástica”.

O diretor do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa refere à Agência ECCLESIA que o jesuíta nascido em 1608 teria na atualidade “uma forte intervenção e seria um crítico severo de muitas práticas que são inaceitáveis nos tempos que correm”.

“Os sermões do Vieira não poupavam ninguém. Ele entendia que devia denunciar e criticar o que estava mal e criticou bispos, Papas, reis e príncipes e na sua cara, sem receio”, frisou o estudioso do padre António Vieira há quase 20 anos.

O lançamento da Obra Completa do Padre António Vieira vai decorrer na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, a partir das 18h00, com a presença de D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e pelo catedrático da Universidade de São Paulo, Adolfo Hansen.

Depois de mais de “15 tentativas” de edição completa, uma equipa “luso-brasileira” composta por especialistas e investigadores de diversas disciplinas quer democratizar os escritos do jesuíta, uma tarefa que José Eduardo Franco intitula de “Vieira Global”.

Até 2014 está prevista a edição de 30 volumes divididos em quatro tomos: Epistolografia, Parenética (onde se incluem os Sermões), Profética (os escritos sobre o futuro de Portugal, da Europa e do mundo), Varia (cartas e pareceres e onde se inclui uma parte menos conhecida de Vieira correspondentes a poesia e a teatro).

Uma segunda e terceira fase deste projeto apresentam a edição de um dicionário multimédia impresso e on line para as escolas e universidades e ainda a seleção dos melhores textos do padre António Vieira para publicação em 10 línguas, desde o mandarim ao alemão.

“Editar esta obra é chamar a atenção e sensibilizar os nossos governantes e as pessoas em geral para a importância da cultura nas suas diferentes expressões”, manifesta José Eduardo Franco que assume a direção do projeto com o filósofo e professor catedrático Pedro Calafete.

A entrevista a José Eduardo Franco vai integrar um dossier da próxima revista digital Agência ECCLESIA, dedicada ao padre António Vieira.

Comentários

pub