Loulé debate a ligação entre o desporto e a comunidade

O desporto em Loulé e a relação dos clubes com o concelho estiveram em foco  na passada sexta-feira, na primeira […]

O desporto em Loulé e a relação dos clubes com o concelho estiveram em foco  na passada sexta-feira, na primeira sessão do «Fórum Desporto e Comunidade», uma iniciativa da Câmara de Loulé que visou «debater a temática do desporto enquadrada no movimento associativo, bem como aproximar a comunidade dos clubes, dar a conhecer os projetos, expor as dificuldades dos clubes e tentar encontrar soluções para as mesmas».

«Para esta primeira sessão foram convidados dois dos mais emblemáticos clubes do Concelho, o Louletano Desportos Clube, o clube mais eclético, que agrega mais atletas e associados e o Rugby Clube de Loulé, que tem tido um papel fulcral na divulgação de uma modalidade em expansão», revelou a autarquia numa nota de imprensa.

Alguns dos assuntos que estiveram no centro do debate, incontornáveis na conjuntura atual, foram «as dificuldades que os clubes da região enfrentam para participar no quadro competitivo nacional, nomeadamente ao nível das deslocações, a excessiva dependência do orçamento municipal, os elevados custos inerentes à realização dos jogos ou a indiferença com que a população encara os clubes».

Questões abordadas pelo vereador da Câmara de Loulé Joaquim Guerreiro, que disse ser fundamental «encontrar novas formas de reorganizar o desporto». A autarquia louletana é a única do Algarve «que mantém os contratos-programa com as associações desportivas, e que em 2013 garante o mesmo apoio que no ano transato (33 clubes, mais de 30 modalidades, 800 mil euros)», mas não garante que continue a dar este nível de apoio.

«Tenho noção dos problemas que afetam os clubes, nomeadamente a diminuição dos apoios das empresas e o apoio substituto é o da Câmara. Mas os orçamentos municipais também reduziram, o que afeta igualmente a área desportiva. Não sei se será possível aguentar esta situação por muito mais tempo», frisou.

A «internacionalização do modelo e das práticas desportivas do Concelho» será, de acordo com Joaquim Guerreiro, fundamental para o futuro das atividades desportivas locais.

O «Fórum Desporto e Comunidade» tem nova sessão marcada para o dia 26 de abril, às 21h30, no Centro Autárquico de Quarteira, com as apresentações do Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense e do Clube de Basket Quarteira Tubarões.

Comentários

pub