In Loco inaugura em São Brás centro dedicado à promoção da agricultura biológica

A In Loco vai inaugurar o seu novo Campo de Experimentação e Demonstração em Agricultura Biológica, anexo à sede da […]

A In Loco vai inaugurar o seu novo Campo de Experimentação e Demonstração em Agricultura Biológica, anexo à sede da associação, em São Brás de Alportel, no dia 17 de abril.

O campo está instalado num terreno com cerca de 1700 metros quadrados e visa «sensibilizar e iniciar os mais variados públicos na agricultura em modo de produção biológica e noutras práticas agrícolas respeitadoras do ambiente, como a Permacultura».

«Para além das árvores que já existiam e foram preservadas, o espaço alberga hortícolas e uma diversidade de plantas aromáticas e medicinais», revelou a associação algarvia.

Neste espaço de cultivo será dada prioridade às variedades hortícolas locais, já que um dos objetivos do projeto é proteger e valorizar o património agrícola algarvio. Também se pretende que «a população mantenha o uso destas variedades, de extrema importância para a biodiversidade agrícola e a evolução das espécies».

«As plantas são cultivadas em talhões e em canteiros feitos com madeira de paletes, mas também em camas elevadas e em camas capilares, que permitem aumentar a fertilidade do solo e a produtividade por metro quadrado, facilitar o acesso às culturas e reduzir a compactação do solo, melhorar a drenagem do solo e ajudar no controlo das infestantes», descreveu a In Loco.

No caso das plantas aromáticas, algumas delas «crescem sobre uma espiral, concebida de modo a criar no mesmo espaço diferentes microclimas, permitindo associar plantas de sol, de sombra e intermédias».

O Campo de Experimentação e Demonstração em Agricultura Biológica também irá contar com «vários compostores feitos de madeira de palete, para assegurar a produção de composto a partir da transformação de resíduos orgânicos em matéria orgânica».

«Este Campo é um espaço de formação básica e de demonstração de diversas práticas, tal como a adubação verde, as rotações, as consociações, a cobertura do solo, a mobilização mínima, a fertilização complementar, a proteção das culturas com pesticidas naturais», concluiu a In Loco.

Comentários

pub