D. Sebastião regressa a Lagos com o Festival dos Descobrimentos

El-Rei D. Sebastião regressa a Lagos entre 26 de abril e 5 de maio, com mais uma edição do Festival […]

El-Rei D. Sebastião regressa a Lagos entre 26 de abril e 5 de maio, com mais uma edição do Festival dos Descobrimentos, que este ano convida os visitantes para uma viagem ao século XVI e ao período que marca a passagem do mítico rei pela cidade e pelo Algarve.

A entrada régia, a saudação e leitura da carta de elevação de Lagos a cidade, assim como a partida da armada e o ambiente das tropas em presença no campo de batalha de Alcácer Quibir, serão alguns dos temas a explorar ao longo do Festival.

A sétima edição do Festival dos Descobrimentos, dedicada ao tema “El-Rei D. Sebastião: de Lagos a Alcácer Quibir”, pretende dar a conhecer este período da história e a figura marcante de D. Sebastião, Rei de Portugal e dos Algarves, recordando o importante papel do município na aventura dos Descobrimentos portugueses e em todo o processo de evolução económica, social e cultural, em consequência da derrota em Alcácer Quibir e que culminou com a perda da independência e soberania, que só viria a ser reconquistada em 1640.

A chegada e a passagem de El-Rei D. Sebastião por Lagos, entre 1573 e 1578, assim como a preparação e o ambiente das tropas em presença no campo de batalha de Alcácer Quibir, serão alguns dos temas a explorar ao longo do Festival, que terá igualmente em conta as consequências para Portugal deste empreendimento militar.

Este evento, que se desenrolará sobretudo na Praça do Infante/Jardim da Constituição, para além de recriações temáticas e muita animação, conta com a realização de Cortejos Históricos, que pretendem retratar a chegada de El-Rei a Lagos e a Despedida da Armada, na partida para Alcácer Quibir, com centenas de figurantes (voluntários de escolas e outras instituições do concelho) em representação das classes sociais da época (clero, nobreza, burguesia e povo).

 

Roteiro Gastronómico, palestras e exposições

A recriação histórica deste período de El Rei D. Sebastião, patente igualmente nas várias exposições e palestras programadas para os equipamentos culturais municipais, assim como a realização de uma Feira Quinhentista, entre os dias 26 e 28 de abril, permitirá aos participantes e aos visitantes mergulhar nesta época dos descobrimentos e sentir os cheiros, sabores, e adquirir os produtos em exposição nas diversas tendas instaladas no recinto.

O programa contempla igualmente a realização de um Roteiro Gastronómico Quinhentista, em parceria com os restaurantes da cidade, que será recheado de sabores e ingredientes trazidos pelos portugueses, de paragens distantes e exóticas, hoje, profusamente enraizados nos nossos hábitos alimentares.

Além das associações, coletividades e a participação direta dos agrupamentos escolares de Lagos, esta edição do Festival conta com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, colaboração esta baseada num Acordo de Cooperação assinado no final do ano passado entre a autarquia e as seis juntas.

O seu principal objetivo é o desenvolvimento de ações, projetos e programas municipais, sob a direção, supervisão e operacionalização logística da Câmara Municipal, designadamente de âmbito cultural e socioeconómico, uma vez que a autarquia entende que a realização de eventos municipais que marcam presença regular na programação cultural regional e nacional, como é o caso do Festival dos Descobrimentos, embora em moldes mais simples e com orçamento mais modesto, contribuem para o reforço da identidade, notoriedade e atratividade do Município.

Comentários

pub