Centro de Medicina de Reabilitação do Sul promove exposição de fotógrafa paraplégica

O Centro de Medicina de Reabilitação do Sul (CMRSul) abre  às 16h00 de sexta-feira (dia 5) uma exposição de 22 […]

O Centro de Medicina de Reabilitação do Sul (CMRSul) abre  às 16h00 de sexta-feira (dia 5) uma exposição de 22 fotografias da autoria de Elsa Ramos, que estará patente nas suas instalações até junho.

A Elsa sofreu um acidente de viação em 2004, que a deixou paraplégica e dependente de cadeira de rodas para a sua mobilidade.

Após o acidente, a Elsa entrou em processo de reabilitação, primeiro no Hospital Curry Cabral e um ano depois no Centro de Reabilitação Rovisco Pais, onde permaneceu quatro meses. Durante o período de internamento aprendeu a ser independente a nível de cadeira de rodas.

Com a abertura do CMRSul em 2007, e por ser residente no Algarve, passou a ser seguida neste Centro de Reabilitação, onde tem beneficiado de acompanhamento personalizado.

Segundo o CMRSul, «apesar das dificuldades, a Elsa não se deixou abater». Com a ajuda do Centro, no âmbito da «intervenção a nível de projeto de vida», através de Margarida Sizenando e Susana Andrade Cruz, Elsa apresentou um projeto à “Ação Qualidade de Vida” da Associação Salvador. O resultado foi a atribuição de um estúdio fotográfico digital que, até hoje, permite que a Elsa possa desenvolver uma atividade profissional, assim como trabalho artístico na área da fotografia.

Atualmente trabalha a tempo inteiro na Associação InLoco e simultaneamente executa trabalhos fotográficos como freelancer e desenvolve fotografia artística, da qual são exemplo as obras que vão ser apresentadas nesta exposição.

O CMRSul, que aponta o caso de Elsa como um exemplo de  «coragem e perseverança»,  colabora com esta iniciativa, que também teve o apoio da Dalkia, em consonância com a sua missão, que é «devolver as pessoas ao exercício pleno da cidadania».

«Esta é uma forma da Elsa demonstrar o seu trabalho, mas também uma forma de motivar os utentes do CMRSul e outras pessoas que, tal como a Elsa, tiveram um obstáculo na vida que os veio limitar fisicamente, demonstrando que existem muitas atividades que podem ser desenvolvidas em diversas áreas».

O Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul, localizado em São Brás de Alportel, é um Centro de Reabilitação especializado e de referência a nível nacional, sendo o único em Portugal com Acreditação Internacional CARF, obtida em 2008 e revalidada em 2011, com a inclusão de uma acreditação específica do programa de reabilitação para doentes vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Tendo iniciado a sua atividade em Abril de 2007, no espaço do antigo Sanatório Vasconcelos Porto, o CMRSul resulta de uma parceria público-privada gerida pela Galilei Saúde e integra a Rede de Referenciação de Medicina Física e Reabilitação do Serviço Nacional de Saúde.

 

Sobre a Dalkia

A Dalkia opera com base em auditorias, propõe soluções de longo prazo, explorando e desenvolvendo nas instalações dos seus clientes programas de eficiência energética e ambiental.
A Dalkia assume-se como gestor de energias. Gere as infraestruturas energéticas locais (redes de calor e produção descentralizada de energia), melhora a eficiência energética dos edifícios públicos, terciários ou de habitação, nomeadamente as instalações técnicas e energéticas, dos estabelecimentos de saúde; e assegura a exploração e a manutenção das utilidades energéticas das unidades industriais.

desenvolve fotografia artística, da qual são exemplo as obras que vão ser apresentadas nesta exposição.Elsa, um caso de coragem e perseverança

Comentários

pub