Campeonato Mundial Escolar de Orientação disputa-se em Castro Marim e Vila Real de Santo António

Os concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António recebem, de 15 a 21 de abril, o Campeonato […]

Os concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António recebem, de 15 a 21 de abril, o Campeonato Mundial Escolar de Orientação (World Schools Championship – ISF Orienteering 2013), reunindo para o efeito 600 atletas da modalidade.

A competição congrega atletas da categoria Sub-17 anos, de ambos os sexos, de 14 países, com a participação das equipas da Áustria, Bélgica (Francófona e Flandres), China, Inglaterra, Nova Zelândia, Israel, Escócia, Eslováquia, Espanha, França, Suécia e Portugal.

No dia 20 de abril, estão programados dois momentos desportivos em Castro Marim. Pela manhã, a “Corrida da Amizade” com passagem pelo centro histórico da vila e junto à Reserva Natural do Sapal, e pela tarde, a cerimónia de encerramento do Campeonato Mundial, no Pavilhão Municipal de Castro Marim.

A Orientação é uma modalidade desportiva exigente ao nível físico e intelectual, que consiste na escolha do melhor trajeto entre pontos marcados num mapa e materializados no terreno através de balizas de Orientação, procurando cumprir assim no mais curto espaço de tempo possível um percurso somente com o auxílio externo de uma bússola e do próprio mapa.

A organização do Campeonato Mundial Escolar de Orientação está a cargo do Ministério da Educação e Ciência, através da Divisão do Desporto Escolar (DDE), estrutura que tutela as organizações de Desporto Escolar, em colaboração com a Direção Regional de Educação do Algarve (DREALG), a Federação Portuguesa de Orientação e os municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Comentários

pub