Humor, teatro, música e filmes para todos em abril no Teatro Municipal de Portimão

O mês de abril levará ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o humor de Maria Rueff e Joaquim Monchique, […]

O mês de abril levará ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o humor de Maria Rueff e Joaquim Monchique, numa programação dirigida a públicos de todas as idades, com destaque para diversas sessões de cinema e muita música.

No dia 27 de abril, a dupla de comediantes Maria Rueff e Joaquim Monchique sobe ao palco do Grande Auditório do TEMPO para apresentar “Lar, doce lar”: juntos pela primeira vez em palco, os dois darão corpo às diferentes personagens da comédia que revela o dia-a-dia da residência Antúrios Dourados para Seniores de Qualidade, numa peça que será apresentada às 21h30, com bilhetes a 15 euros.

Antes, será a vez dos mais novos através da Oficina do Espectador, que apresenta “Ester” nos dias 2 (21h30 – público em geral) e 3 de abril (14h30 – escolas), uma peça levada a cena pelo Sexta Insónia, o Grupo de Expressão Dramática da EB 2/3 Engº Nuno Mergulhão, que participa mais uma vez no projeto da Culturgest “Panos – palcos novos palavras novas”, depois de ter sido selecionado pelo 3º ano consecutivo como finalista: o medo e a morte são os temas principais desta peça baseada num texto de Rui Catalão, com encenação de Sandro W. Junqueira e cujos bilhetes custam 2,5 euros.

Ainda para o público jovem, nos dias 12 (10h00 – escolas) e 13 de abril (16h00 – famílias) será apresentado no Pequeno Auditório um ciclo de cinema especial com filmes de curta-duração oriundos da Alemanha, Hungria, França e Letónia, com histórias e estéticas muito particulares, selecionados pela Associação Cultural Zero em Comportamento, destinando-se esses “Filminhos Infantis” a crianças entre os 4 e os 8 anos e com entradas a 3 euros.

No dia 12 de abril, às 21h30, o Cinema às 6ªs traz “Cosmopolis” de David Cronenberg, com Robert Pattinson, Paul Giamatti e Juliette Binoche, filme que foi selecionado para a competição oficial do Festival de Cinema de Cannes 2012, custando as entradas 3 euros.

Para 20 de abril, a Vortice Dance Company apresenta “Dracula” no Grande Auditório, onde – a partir da obra literária de Bram Stoker – os coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço criaram uma peça em que acontece uma desmultiplicação da personagem Drácula que vai assumindo diferentes formas, caras, animais e corpos, procurando explorar o lado sombrio do ser humano e as múltiplas formas de como pode ser revelado. A peça será apresentada às 21h30 e os ingressos têm o custo de 12 euros para a plateia e 10 euros no balcão.

No dia 23 de abril, o Grande Auditório recebe a partir das 14h00 uma leitura encenada do conto de Álvaro Cunhal, “Os Barrigas e os Magriços”, destinada ao público escolar a partir dos 4 anos, com interpretação de Rita Rodrigues.

Promovida pela Junta de Freguesia de Portimão em parceria com o TEMPO, a apresentação da terceira edição deste conto infantil, que tem como tema o 25 de Abril, deve-se ao êxito das duas primeiras publicações do livro, editado pela Junta, com ilustrações de alunos de diferentes escolas do concelho, convidados a participar no projeto.

Segue-se um concerto comemorativo do dia 25 de Abril, pelo Ensemble Suestart’Arte, também no Grande Auditório: na véspera da data em que se comemorará a Revolução dos Cravos, o grupo interpretará a partir das 21h30 uma série de composições de José Afonso com arranjos de Tiago Cutileiro para quarteto de voz, violino, guitarra e acordeão, intercaladas por momentos de poesia alusiva à efeméride. As entradas têm o valor de 6 euros, com descontos.

Já no dia 26 de abril, pelas 21h30, será exibida no Pequeno Auditório a longa-metragem “Operação Outono” de Bruno de Almeida, um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE, em fevereiro de 1965.

Inspirado em factos verídicos, alguns dos quais recentemente descobertos por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto do General Humberto Delgado, o filme tem nos principais papéis John Ventimiglia, Marcello Urgeghe, Renato Batista, Nuno Lopes e a participação de Camané.

Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, que funciona de terça a sábado, das 10h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 10h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: http://www.teatromunicipaldeportimao.pt/.

Comentários

pub